Irã afirma que ataques terminaram, mas alerta para novas retaliações caso Israel reaja.
Na última terça-feira (1º), o Irã lançou um ataque com cerca de 200 mísseis balísticos contra alvos israelenses, em resposta à intensificação das operações militares de Israel no Líbano. O ataque teve como alvos locais exclusivamente militares e de segurança, segundo informações da Guarda Revolucionária iraniana, que afirmou que 90% dos mísseis atingiram seus objetivos.
Nesta quarta-feira (2), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, declarou que a ofensiva está encerrada, “a menos que o regime israelense incite novas retaliações”. Ele também fez um apelo aos aliados de Israel, pedindo que controlem as ações de Tel Aviv. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, major-general Mohammad Bagheri, reforçou o alerta de que, caso Israel responda ao ataque, o Irã não hesitará em atacar todas as infraestruturas do Estado judeu.
O ataque foi uma retaliação à escalada de violência na região, com o Irã alegando ter demonstrado contenção nos últimos dois meses em um esforço por cessar-fogo em Gaza. Contudo, diante da falta de acordo, o país decidiu agir.