Derrotados na última rodada de LaLiga, Alavés e Barcelona se reencontram neste final de semana para o jogo da 9ª rodada, a última antes da pausa para a Data FIFA de outubro. Como engatou sete vitórias consecutivas, o time de Hansi Flick se manteve na liderança, mas viu a diferença para o atual campeão Real Madrid diminuir e novamente terá um compromisso fora de casa.
A boa notícia para a torcida culé é que no meio de semana o Barça goleou o Young Boys na Champions League, com grande atuação de nomes como Raphinha e Lewandowski, artilheiro do Campeonato Espanhol. Já a situação dos Babazorros é mais preocupante – afinal, são mais derrotas (quatro) do que vitórias (três) até agora na temporada 2024/25 e eles estão em 11º lugar, mas uma derrota pode fazer a equipe basca despencar na tabela de classificação e se aproximar da zona de rebaixamento, afinal a diferença para o Espanyol (17º) é de apenas três pontos.
Há um longo tabu neste confronto – a última vez que o Barça perdeu foi em 10 de setembro de 2016 – de lá para cá são 12 vitórias e dois empates.
Negociado com o Porto, Samu Omorodion marcou o único gol no último jogo entre Alavés e Barcelona, em fevereiro deste ano. Lewandowski, Gundogan e Vitor Roque também marcaram e a partida acabou 3 a 1.
Últimos cinco jogos:
4 Vitórias do Barcelona
1 Empate
Alavés: DDVDV
Barcelona: VDVVD
V = Vitória; E = Empate; D = Derrota
Esta é a terceira temporada do técnico Luis García Plaza no comando do time basco. São duas derrotas consecutivas, ambas fora de casa, e o ataque passou em branco na última rodada. O time está invicto como mandante – duas vitórias e um empate até agora.
Sivera, Tenaglia, Mouriño, Abqar, Manu Sánchez, Carlos Vicente, Joan Jordán, Blanco, Stoichkov, Guridi, Toni Martínez
O departamento médico segue com jogadores importantes e expectativa é que a lista diminua após a Data FIFA. Iñigo Martínez, Ter Stegen, Christensen, Dani Olmo, Ronald Araújo, Gavi, Fermín López e Marc Bernal são as baixas na equipe catalã.
Iñaki Peña, Koundé, Pau Cubarsí, Iñigo Martínez, Balde, Pedri, Eric García, Lamine Yamal, Pablo Torre, Raphinha, Lewandowki
O time da casa sofreu apenas dois gols em três jogos como mandante até agora, demonstrou poder de reação contra o Real Madrid quando estava perdendo por 3 a 0 e diminuir para 3 a 2, mas a disparidade técnica ainda é grande em relação ao rival, principalmente pela boa fase de Lewandowski.
Palpite: Alavés 1 x 3 Barcelona
Fonte: 90min