spot_img
Sexta-feira, 19 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualDeputado vai ao MPE para impedir mudança de destino de recurso na...

    Deputado vai ao MPE para impedir mudança de destino de recurso na despedida de prefeito

    Publicado há

    spot_img

    O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) protocolou representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra a Prefeitura de Corumbá, administrada por Marcelo Iunes (PSDB).

    CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

    O deputado questiona o Decreto Orçamentário nº 73, expedido no dia 8 de outubro, que autoriza a transposição dos rendimentos financeiros originados de recursos do Fonplata (Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata), no valor de R$ 5,4 milhões, para outras ações de governo.

    Paulo Duarte pontua que a Lei 8.666/93 (de licitações), sob qual o contrato do Fonplata é regido, define que as receitas financeiras “serão obrigatoriamente computadas a crédito do convênio e aplicadas, exclusivamente, no objeto de sua finalidade”.

    No entendimento do deputado, a desvinculação dos rendimentos ignora a Lei Geral de Licitações (8.666/93). Ele pontua ainda que o atual governo está em período de transição, devendo o atual gestor seguir disposições previstas em lei para o encerramento de sua administração. Na avaliação do deputado, o prefeito tenta utilizar o recurso para colocar as contas, atualmente no vermelho, em dia.

    Paulo Duarte pede que o MPE determine que a prefeitura abstenha de utilizar esses recursos em ações de governo diversas às que se encontram no contrato original do Fonplata, que apresente informações específicas e detalhadas sobre o uso desse montante e que mantenha o depósito dos rendimentos na conta corrente do contrato de empréstimo do Fonplata.

    “Estaremos vigilantes para evitar que haja qualquer ‘bomba’ de efeito retardado que possa prejudicar a administração futura da Prefeitura de Corumbá e gerar prejuízos para a população. Houve uma vitória esmagadora do Dr. Gabriel nas urnas e estaremos atentos a qualquer ato ilegal e nocivo que venha a ser feito por quem, felizmente, deixará a gestão este ano”, justificou.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Verão 2026 em MS: calor acima da média e chuvas regulares marcam a estação

    O prognóstico do Inmet aponta acumulados de até 600 mm para o trimestre, com...

    Operação Rodovida 2025/2026 começa hoje para reduzir acidentes nas rodovias de MS

    A maior ação nacional de segurança viária do país mobiliza Detran-MS, PRF e Polícia...

    Governador Riedel rejeita polarização em MS e projeta discussões de reeleição para 2026

    Em entrevista nesta quinta-feira (18), Eduardo Riedel (PP) reforçou que, embora seja de oposição...

    MPMS investiga dano ambiental por derramamento de 45 mil litros de diesel na BR-163

    O acidente, ocorrido em agosto em Mundo Novo, resultou na poluição de recursos hídricos...

    Relacionado

    Senadora confirma conversa e Rose e Adriane podem parar no mesmo partido

    A senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional do Partido Progressista, confirmou tratativas do partido para fusão com dois partidos.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMTereza conta que conversou...

    Tereza confirma benção a Youssif e diz que Santullo cuidará do PP

    A senadora Tereza Cristina (PP) fez questão de se pronunciar durante a posse de Youssif Domingos como secretário de Governo na Prefeitura de...

    Surpresa com convite para secretaria, Camilla diz que continuará atuando como vice

    A vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento, espera continuar participando efetivamente da gestão, em todas as pastas.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMNomeada pela prefeita Adriane Lopes...