Evento histórico contará com mensagens e objetos para serem abertos em 2074, na comemoração dos 200 anos da comarca.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participa nesta sexta-feira (18) da sessão solene em comemoração aos 150 anos da comarca de Paranaíba, a segunda mais antiga do Estado. Durante a cerimônia, que ocorre às 16h, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançará uma cápsula do tempo, que será aberta apenas em 2074, na celebração dos 200 anos da unidade.
A cápsula receberá mensagens, documentos e pequenos objetos de magistrados, servidores, autoridades, estudantes e cidadãos interessados, com o objetivo de registrar o momento atual e transmitir mensagens para as gerações futuras.
História da comarca de Paranaíba
A história da comarca remonta ao dia 19 de abril de 1838, quando o arraial de Sant’Ana do Paranaíba foi elevado à condição de distrito administrativo, inicialmente subordinado à sede em Cuiabá. Posteriormente, em 1850, foi incorporado ao município de Corumbá, até ser reconhecido como Vila no dia 4 de junho de 1857, data oficial de sua emancipação política e administrativa.
Atualmente, Paranaíba é a décima circunscrição da Divisão Judiciária de Mato Grosso do Sul, e abrange também as comarcas de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Costa Rica, Chapadão do Sul, Inocência e Paraíso das Águas. A comarca possui duas varas cíveis e uma vara criminal, além de abranger o distrito de São João do Aporé.