Apesar da tempestade não ter chegado ao Estado, alguns municípios registraram volumes significativos de chuva neste fim de semana.
Mato Grosso do Sul esteve sob alerta de tempestade emitido pela Defesa Civil, Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta), mas a forte tempestade prevista não se concretizou. No entanto, algumas cidades do Estado registraram chuvas expressivas, com destaque para Juti, onde choveu 60,4 mm apenas no sábado (19), segundo o Inmet.
Outros municípios também registraram volumes consideráveis no mesmo dia, como Cassilândia (46,6 mm), São Gabriel do Oeste (41,8 mm), Costa Rica (27,8 mm), Aquidauana (18 mm), Corumbá (11,8 mm) e Dourados (9,2 mm).
O domingo (20) segue com clima instável em várias regiões do Estado. No distrito de Rochedinho, próximo à Capital, por exemplo, a chuva também foi registrada, mantendo o céu fechado e com ventos fortes.
Além disso, Paranaíba acumulou 41,6 mm de chuva apenas neste domingo, com precipitações contínuas desde o sábado.
Previsões para a semana
A partir de quinta-feira (24), o meteorologista Natálio Abrão prevê a chegada de chuvas fortes, com trovoadas e ventos, especialmente nas regiões norte e central de Mato Grosso do Sul.
O alerta do Inmet para chuvas intensas em várias cidades, incluindo Cassilândia, Costa Rica, Paranaíba e Três Lagoas, permanece em vigor até as 9h desta segunda-feira (21).
Segundo o Cemtec, entre sexta-feira (25) e o início de novembro, o Estado pode registrar chuvas com acumulados entre 30 e 100 mm.
Em Campo Grande, a previsão indica chuvas leves e garoas entre quarta-feira (23) e sexta-feira (25), com o domingo de segundo turno das eleições marcado por sol entre nuvens.