E então, restaram apenas quatro. Sendo dois deles, brasileiros. Em busca do título inédito de Conmebol Libertadores, o Botafogo inicia seu desafio na semifinal continental nesta quarta-feira (23/10), recebendo o Peñarol no Nilton Santos. A bola rola na capital carioca a partir das 21:30 de Brasília, com promessa de casa cheia e mais uma vez festa espetacular da torcida alvinegra.
Responsável por eliminar Palmeiras e São Paulo nas oitavas e quartas, respectivamente, o Glorioso chega embalado para o compromisso diante dos uruguaios. Mas os Carboneros também estão embalados, afinal de contas, despacharam o Flamengo na rodada passada. A seguir, o 90min traz todos os detalhes acerca de Botafogo x Peñarol, ida das semifinais da Libertadores 2024.
A partida desta quarta-feira (23/10) entre Botafogo x Peñarol, ida das semifinais da Conmebol Libertadores 2024, será disputada no Nilton Santos, casa do Glorioso. O estádio, situado no bairro do Engenho de Dentro, tem capacidade para pouco mais de 44 mil torcedores e deve operar em sua totalidade para este compromisso continental decisivo.
De acordo com o levantamento do portal oGol, especialista em histórico de confrontos e estatísticas do mundo da bola, Botafogo e Peñarol já se enfrentaram em 4 oportunidades, levando em conta todas as competições profissionais masculinas. O Glorioso soma uma vitória, e as equipes já empataram em três ocasiões. Os Carboneros, portanto, nunca venceram o Botafogo.
Botafogo: EVEEV
Peñarol: VVVDE
V = vitória; E = empate; D = derrota
O Glorioso conseguiu praticamente zerar os seus problemas, com apenas dois jogadores ainda no departamento médico: o lateral-direito Rafael e o atacante Jeffinho. Recuperado de uma lesão que o afastou dos gramados por longos meses, Eduardo reestreou oficialmente no empate por 1 a 1 contra o Criciúma e volta a ser opção para Artur Jorge. O ponta Júnior Santos está em fase de recondicionamento físico e o goleiro reserva paraguaio Gatito Fernández cumpre suspensão porque foi expulso no MorumBIS. Com dois cartões amarelos no mata-mata, o goleiro John e o zagueiro Alexander Barboza precisam redobrar a atenção.
John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.
O Peñarol preservou alguns de seus titulares no fim de semana, justamente para chegar com seu onze inicial descansado para o compromisso no Rio de Janeiro. Vice-artilheiro do torneio com 6 gols marcados, o atacante Maxi Silvera está confirmado para o duelo, assim como o meia Léo Fernández, ex-Fluminense, líder em assistências na competição. Carrasco do Flamengo, Javier Cabrera é o único desfalque confirmado dos aurinegros porque sente dores musculares no posterior da coxa esquerda. O goleiro Aguerre está pendurado.
Aguerre; Milans, Méndez, Guzmán Rodríguez, Maxi Olivera; García, Pérez (Baez); Sequeira, Leo Fernández, Darias; Silvera
O Glorioso é a equipe mais consistente do futebol brasileiro na atual temporada e vem se provando uma equipe duríssima de ser batida – mesmo nas partidas em que não vai bem, consegue pontuar. É superior coletivamente e individualmente em relação ao Peñarol e, por isso, deve sair de campo com a vitória no Nilton Santos, mas podemos esperar um confronto equilibrado por conta da disciplina e organização dos carboneros sob comando de Diego Aguirre. Os uruguaios nunca se entregam.
Palpite: Botafogo 2 x 1 Peñarol
Fonte: 90min