spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioEsportesOpinião: Atlético-MG passa por cima do River Plate com amplo domínio tático...

    Opinião: Atlético-MG passa por cima do River Plate com amplo domínio tático e técnico

    Publicado há

    spot_img

  • Gabriel Milito montou estrutura perfeita para neutralizar River Plate
  • Em uma noite perfeita de Libertadores na Arena MRV, o Atlético-MG fechou o jogo de ida das semifinais diante do River Plate com a classificação praticamente assegurada. Os times se reencontram na próxima semana, mais precisamente na terça-feira (29), na Argentina.

    No duelo tático entre os treinadores, Gabriel Milito se sobressaiu em relação a Marcelo Gallardo desde antes do apito inicial, com as escolhas corajosas na escalação inicial. Nomes como Fausto Vera e Guilherme Arana foram escolhas interessantes para tornar o meio-campo mais dinâmico, mas a principal novidade foi o trio ofensivo com Deyverson atuando ao lado de Hulk e Paulinho.

    Desde o início da partida, o campeão mineiro centralizou suas ações em torno de Deyverson, que atuava por dentro com objetivo de ganhar a disputa de bola e movimentar o sistema ofensivo, buscando Paulinho e Arana pelo lado esquerdo, enquanto Hulk se posicionava na direita. Nem mesmo o nervosismo do Galo com decisões de arbitragem no início do jogo foram suficientes para deixar o River Plate confortável.

    Após gol anulado por impedimento, os mandantes enfim abriram o placar aos 22 minutos graças à estratégia de seu treinador. Lyanco buscou Hulk pela direita e o artilheiro ganhou da marcação no jogo físico, abrindo espaço para Deyverson concluir com enorme categoria. Os Millonarios tentaram reagir trocando mais passes após o gol sofrido, enquanto o rival passou naturalmente a marcar com linhas um pouco mais atrás do meio-campo, mas a equipe argentina falhou em demonstrar repertório ofensivo.

    O início do segundo tempo deixou um alerta para Marcelo Gallardo, que esperou dez minutos para executar três mudanças de uma vez ao ver que o Galo voltou mais intenso e com total controle da posse de bola. As entradas de Meza, Lanzini e Villagra representaram o melhor momento do River na partida, com mais intensidade nas disputas físicas, maior posse de bola e controle do meio-campo.

    No entanto, antes de Gallardo optar pelas duas substituições restantes com as entradas de Bareiro e Solari nos lugares de Borja e Colidio, o Atlético-MG chegou ao segundo gol graças ao talento e a estrela de Deyverson. O artilheiro da noite recebeu um toque em profundidade de Arana no meio da defesa, driblou Pezzela e ampliou a vantagem aos 25 minutos do segundo tempo.

    O River Plate sentiu o golpe e isso ficou muito evidente quando o Alvinegro precisou de apenas mais quatro minutos para marcar o terceiro. Deyverson recebeu lançamento em posição de impedimento – mas a bola chegou no artilheiro após cobrança de lateral -, antes de um toque na medida achando Paulinho, que finalizou de primeira e ainda contou com desvio na zaga para fazer o terceiro e provocar euforia generalizada na massa atleticana.

    Marcelo Gallardo disse em entrevista coletiva que o River Plate precisará de um “jogo perfeito” para buscar a classificação, um fato que seria inédito na história da Libertadores, pois nenhuma equipe reverteu uma desvantagem acima de dois gols em semifinais. Apesar disso, o histórico “brigador” da equipe argentina no Más Monumental estará vivo e a equipe brasileira precisará ficar atento a todas as questões dentro e fora de campo para manter a concentração necessária.

    Considerando apenas o aspecto técnico e tático, o Atlético-MG possui jogadores com maior recurso técnico e um treinador que conseguiu entender as características de seu elenco, enquanto Gallardo segue encontrando dificuldades para tornar o sistema ofensivo funcional. Por conta destes fatores, é muito improvável pensar que o Galo poderá perder a classificação na próxima terça-feira (29), a partir das 21h30 (de Brasília).

    Fonte: 90min

    Últimas

    Meio/Ideia: Flávio cresce e empata tecnicamente com Lula no 2º turno

    Lula tem 45,8% contra 41,1% de Flávio. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos

    A provável escalação do Barcelona contra o Mallorca por LaLiga 2025/26

  • Após avançar na Copa do Rei, Barcelona volta a defender a liderança do Campeonato Espanhol
  • Lei do licenciamento ambiental entra em vigor em meio a ações no STF

    Partidos políticos e entidades da sociedade civil questionam no Supremo a constitucionalidade de artigos da Lei Geral; texto de autoria da Câmara foi sancionado por Lula com vetos

    Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

    O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair...

    Relacionado

    A provável escalação do Barcelona contra o Mallorca por LaLiga 2025/26

  • Após avançar na Copa do Rei, Barcelona volta a defender a liderança do Campeonato Espanhol
  • Arthur joga hoje? Desfalques e escalação do Grêmio contra o Botafogo pelo Brasileirão

  • Grêmio não tem novos desfalques e deve ter base já conhecida contra o Botafogo
  • Com BYD e Esportes da Sorte, Corinthians projeta arrecadação recorde em 2026; veja valores

  • Gestão do Timão encaminha acordo de renovação com a Esporte da Sorte