Polícia Federal cumpre 44 mandados em desdobramento de investigações sobre corrupção no Judiciário de Mato Grosso do Sul.
A Polícia Federal desencadeou hoje a operação Ultima Ratio, cumprindo mandados expedidos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra desembargadores aposentados e advogados, incluindo familiares de membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A operação envolve cerca de 200 agentes atuando em Campo Grande, Cuiabá, São Paulo e no Distrito Federal.
Os desembargadores aposentados Divoncir Schreiner Maran e Julio Roberto Siqueira Cardoso estão entre os alvos. Além disso, cinco desembargadores do TJMS foram afastados por 180 dias, incluindo o presidente do TJ, Sérgio Fernandes Martins, e Sideni Soncini Pimentel, eleito para assumir o comando da Corte no próximo ano. Advogados envolvidos incluem filhos de desembargadores e membros da OAB.
A operação é desdobramento da “Mineração de Ouro”, de 2021, que investiga corrupção no TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), agora ampliada para o Poder Judiciário. Os crimes investigados envolvem venda de decisões judiciais, lavagem de dinheiro e organização criminosa.