Nesta quarta-feira (30), a partir das 19h de Brasília, as equipes de Lanús e Cruzeiro se enfrentam no Estádio Néstor Díaz Pérez, na Argentina, em duelo válido pelas semifinais da Copa Sul-Americana. A Raposa abriu o placar no jogo de ida disputado no Mineirão, mas os argentinos buscaram um empate essencial para seguir acreditando na classificação. Em caso de novo empate, a decisão da primeira vaga para a final será nos pênaltis.
Durante o final de semana, o Cruzeiro atuou com uma equipe alternativa na Ligga Arena e acabou sendo goleado pelo Athletico-PR, por 3 a 0, pela 31ª rodada do Brasileirão. O resultado foi muito condicionado pela expulsão de Rafa Silva após cinco segundos de jogo. Enquanto isso, o Lanús também foi derrotado no final de semana, diante do Atlético Tucumán, por 1 a 0, pela 19ª rodada do Campeonato Argentino, utilizando escalação alternativa.
O duelo Lanús x Cruzeiro será disputado no Néstor Díaz Pérez, estádio inaugurado em 1929 com capacidade para 45.319 torcedores em jogos internacionais. O principal aspecto do local consiste na proximidade das arquibancadas com o campo de jogo, criando um ambiente de tensão para o adversário.
O jogo de ida pelas semifinais da Copa Sul-Americana foi o primeiro duelo da história entre as equipes de Cruzeiro e Lanús, sendo este um empate por 1 a 1, em 23 de outubro de 2024, no Mineirão. Kaio Jorge e Ramiro Carrera marcaram os dois daquela partida, ambos no segundo tempo.
Últimos cinco jogos:
1 empate
Lanús: EEDDD
Cruzeiro: EEDED
V = vitória; E = empate; D = derrota
A equipe comandada pelo técnico Ricardo Zielinski segue com muitos lesionados no departamento médico. Leonardo Jara (coxa), Salvio (panturrilha), Domínguez (virilha) e Luciatti (lesão muscular) estão com retornos previstos para as próximas semanas, mas Morgantini (Tendão de Aquiles) e Loaiza (ligamento cruzado) não disputarão uma eventual final.
Enquanto isso, o técnico Fernando Diniz contará novamente com a presença dos principais atletas do elenco após controle da carga pelo Brasileirão. Matheus Henrique está totalmente recuperado de lesão no quadril, enquanto Japa pode surgir na lista de relacionados após realizar trabalho de transição. Por fim, Lucas Romero retorna após cumprir suspensão por acúmulo de cartões, mas Juan Dinenno segue no departamento médico.
A equipe de Fernando Diniz segue apresentado problemas consideráveis de criação, além de não ter conseguido ajustar o sistema defensivo contra transições em velocidade, sendo este um cenário muito preocupante para a equipe mineira diante de Marcelino Moreno e Walter Bou.
Palpite: Lanús 2 x 1 Cruzeiro
Fonte: 90min