Partido Progressista conquista maior representatividade de eleitores no Estado após segundo turno
Com o fim do segundo turno em Campo Grande, o cenário político em Mato Grosso do Sul evidencia um aumento no alcance do Partido Progressista (PP) no controle do eleitorado estadual. A vitória de Adriane Lopes (PP) na Capital fez o partido ultrapassar o PSDB em representatividade de eleitores, ao considerar o número de habitantes nos municípios governados por cada partido.
Embora o PSDB tenha conquistado 44 prefeituras em Mato Grosso do Sul, comparado a 16 do PP, a base populacional governada pelo PP é maior. Com a vitória em Campo Grande, o PP alcança agora 43,23% dos eleitores do Estado, enquanto o PSDB representa 40,82%.
Posição dos Demais Partidos no Estado
O MDB, terceiro em número de prefeituras com 10 cidades sob seu comando, representa 5,54% do eleitorado sul-mato-grossense. Em seguida, o PL, com cinco prefeituras, responde por 5,26%, enquanto o PSB, com uma prefeitura, cobre 3,49% dos eleitores. O PSD, com três prefeituras, representa apenas 0,2% da população do Estado.
Crescimento do PP em Relação a Eleições Anteriores
O PP teve o maior crescimento em número de prefeituras em comparação a 2020, passando de três para 16 municípios. O PSDB também cresceu, de 37 para 44 prefeituras, enquanto o PL avançou de uma para cinco. Já o MDB aumentou de sete para 10 cidades sob sua administração.
Esses números indicam uma nova dinâmica política no Estado, refletindo uma crescente adesão ao PP e reposicionamento dos partidos nos municípios.


