spot_img
Sexta-feira, 19 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualVereadores esticam corda e prefeita pisará em ovos na presidência da Câmara

    Vereadores esticam corda e prefeita pisará em ovos na presidência da Câmara

    Publicado há

    spot_img

    A chapa liderada pelos vereadores Papy (PSDB), para presidente, e Carlão (PSB), primeiro secretário, lidera, no momento, a corrida pela mesa diretora da Câmara de Campo Grande. Os vereadores já conseguiram votos (de boca a boca) para conquistar a presidência, mas ainda precisam cumprir a tarefa principal: convencer lideranças.

    CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

    A escolha da presidência passará, além dos vereadores, pela prefeita Adriane Lopes (PP), senadora Tereza Cristina (PP), responsável por convencer a maioria da classe política a apoiar a prefeita, e o governador Eduardo Riedel (PSDB), que deve instruir a parcela tucana na Câmara.

    Hoje, Carlão tem a vaga mais garantida, por ter simpatia da prefeita e Tereza, mas tem dificuldade para emplacar Papy, que embora tenha votos, enfrenta resistência de parte das lideranças que serão decisivas e a concorrência de vereadores do PP, que brigam por um cargo de destaque por terem a prefeita e a segunda maior bancada, com quatro parlamentares.

    Apesar da dificuldade, Papy pode ser beneficiado pela proximidade com Carlão, atual presidente e com peso na decisão, bem como pela falta de opção no próprio PP, da prefeita Adriane Lopes. Beto Avelar (PP) e Professor Riverton (PP) declararam desejo de concorrer, mas não têm votos, visto que não chegaram sequer a um consenso de quem seria o escolhido do partido para disputa.

    Situação delicada

    A presidência da Câmara costuma passar pela prefeitura, mas o fato de Carlão e Papy já terem se adiantado na briga por votos e a falta de opção pode fazer a prefeita ter dificuldade para desarticular a chapa já costurada.

    A movimentação dos vereadores deixa Adriane em situação delicada, já que após a presidência terá que construir uma base de sustentação na Câmara. Carlão apoiou a candidatura dela e Papy foi o único dos cinco vereadores eleitos do PSDB a declararem voto para ela no segundo turno. Um enfrentamento ao grupo poderia custar a tranquilidade na Casa no início do mandato.

    Para desarticular a chapa, Adriane precisaria entrar em campo mais cedo, conversando pessoalmente com vereadores sobre a participação de cada um na gestão, o que poderia reverter votos. Hoje, a chapa liderada por Papy e Carlão já tem os votos dos cinco da bancada do PSDB, três do PT, PL e União, e um do PSB, o que garante a maioria.

    Não bastasse o enfrentamento, Adriane ainda precisaria convencer os vereadores a apoiarem Beto ou Riverton, que hoje não têm simpatia dos demais parlamentares. Em resumo, a briga pela presidência hoje passa mais pela rejeição a  preferência por um dos nomes.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Aprovados do TJMS denunciam preterição após criação de 460 novos cargos

    Candidatos da área administrativa alegam falta de nomeações e desvio de função, enquanto Tribunal...

    Verão 2026 em MS: calor acima da média e chuvas regulares marcam a estação

    O prognóstico do Inmet aponta acumulados de até 600 mm para o trimestre, com...

    Operação Rodovida 2025/2026 começa hoje para reduzir acidentes nas rodovias de MS

    A maior ação nacional de segurança viária do país mobiliza Detran-MS, PRF e Polícia...

    Governador Riedel rejeita polarização em MS e projeta discussões de reeleição para 2026

    Em entrevista nesta quinta-feira (18), Eduardo Riedel (PP) reforçou que, embora seja de oposição...

    Relacionado

    Senadora confirma conversa e Rose e Adriane podem parar no mesmo partido

    A senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional do Partido Progressista, confirmou tratativas do partido para fusão com dois partidos.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMTereza conta que conversou...

    Tereza confirma benção a Youssif e diz que Santullo cuidará do PP

    A senadora Tereza Cristina (PP) fez questão de se pronunciar durante a posse de Youssif Domingos como secretário de Governo na Prefeitura de...

    Surpresa com convite para secretaria, Camilla diz que continuará atuando como vice

    A vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento, espera continuar participando efetivamente da gestão, em todas as pastas.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMNomeada pela prefeita Adriane Lopes...