Nesta terça-feira (5), a Fifa divulgou as regras oficiais para a realização do Mundial de Clubes 2025, sendo esta a primeira edição do torneio com formato semelhante à Copa do Mundo de seleções. A entidade destacou o limite da quantidade de jogadores inscritos por clube e regra de cartões, além de critérios de desempate, para o torneio que será disputado entre 15 de junho e 13 de julho do próximo ano.
As 32 equipes classificadas do Mundial de Clubes serão divididos em oito grupos com quatro equipes cada. Com a promessa de divulgar maiores detalhes em breve, a Fifa formará os grupos por meio de um sorteio com divisão de potes considerando principalmente os fatores esportivos e geográficos.
Além disso, o primeiro critério de desempate consistirá no confronto direto entre as equipes, sendo esta uma novidade em competições realizadas pela Fifa. O saldo de gols e a quantidade total de gols marcados serão os demais critérios utilizados para definir os dois melhores times de cada grupo, os quais serão classificados para as oitavas de final.
No mata-mata, os confrontos serão disputados em jogo único, com prorrogação e disputa por pênaltis para definir o vencedor em caso de empate no tempo regulamentar. A Fifa deve anunciar oficialmente os detalhes do sorteio e a premiação do torneio quando tivermos a definição da 32ª equipe que disputará o Mundial, sendo esta uma vaga destinada para o campeão da Libertadores 2024 (ou seja, Atlético-MG ou Botafogo).
A Fifa também confirma que clubes que pertençam a outra equipe ou que sejam contratados pela mesma empresa ou indivíduo não podem disputar o Mundial. Ou seja, caso Botafogo e Lyon estivessem classificados, John Textor teria que definir qual dos clubes disputaria a competição mundial.
Por fim, o Mundial de Clubes possui finalmente a confirmação dos doze estádios que receberão o torneio nos Estados Unidos, com a decisão sendo realizada no MetLife Stadium, em Nova York. Diferentemente da Copa América, os jogos no Mundial serão disputados com as dimensões padrões de gramados adotados no futebol mundial.
Fonte: 90min