spot_img
Sexta-feira, 19 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualBriga pelo TCE pode ter aposentadoria de Waldir e contra-ataque com aviso...

    Briga pelo TCE pode ter aposentadoria de Waldir e contra-ataque com aviso ao STJ

    Publicado há

    spot_img

    O fim de ano está, definitivamente, marcado pelas disputas pelos comandos dos poderes em Mato Grosso do Sul. Esta disputa, que promete ser acirrada na Câmara da Capital e até na Assembleia Legislativa, também deve chegar ao Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE).

    CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

    Flávio Kayatt e Márcio Monteiro formaram chapa para concorrer com Jerson Domingos, por entenderem que ele não pode se reeleger duas vezes seguida. A chapa tem Kayatt presidente e Monteiro, vice.

    O grupo de Jerson, por outro lado, defende a tese de que somente os dois não formariam o número mínimo para uma chapa, de três conselheiros, o que levaria Jerson a continuar no comando por conta da excepcionalidade do caso.

    O tribunal tem quatro conselheiros afastados pela Polícia Federal: Waldir Neves, Iran Coelho, Ronaldo Chadid e Osmar Jerônymo. Eles são substituídos por auditores, que não podem eleger presidente, segundo regimento.

    Novo capítulo

    A briga pela presidência já alimenta expectativa de um pedido de aposentadoria do conselheiro Waldir Neves, que se livraria de perder o cargo em possível condenação. O entendimento é de que a partir do momento que o STJ aceitar a denúncia, Waldir não poderá mais se aposentar.

    A vaga de Waldir seria ocupada por Sérgio de Paula, principal cotado para ser eleito no voto na Assembleia Legislativa. Ele se somaria a Kayatt e Monteiro, ambos do grupo do PSDB, contra Jerson.

    Contra-ataque

    Por outro lado, Jerson Domingos já avisou que, caso Waldir comunique a aposentadoria, encaminhará o pedido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), seguindo outros casos onde o STJ já impediu aposentadoria com investigação em andamento. Caso o ministro vete a aposentadoria, o problema para a escolha do presidente deve se arrastar por algum tempo na Côrte de Contas.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    MS investe R$ 11,5 milhões em vigilância sanitária e registra queda nos casos de dengue

    Governador Eduardo Riedel entrega veículos para controle de endemias; Mato Grosso do Sul atinge...

    Aprovados do TJMS denunciam preterição após criação de 460 novos cargos

    Candidatos da área administrativa alegam falta de nomeações e desvio de função, enquanto Tribunal...

    Verão 2026 em MS: calor acima da média e chuvas regulares marcam a estação

    O prognóstico do Inmet aponta acumulados de até 600 mm para o trimestre, com...

    Operação Rodovida 2025/2026 começa hoje para reduzir acidentes nas rodovias de MS

    A maior ação nacional de segurança viária do país mobiliza Detran-MS, PRF e Polícia...

    Relacionado

    Senadora confirma conversa e Rose e Adriane podem parar no mesmo partido

    A senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional do Partido Progressista, confirmou tratativas do partido para fusão com dois partidos.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMTereza conta que conversou...

    Tereza confirma benção a Youssif e diz que Santullo cuidará do PP

    A senadora Tereza Cristina (PP) fez questão de se pronunciar durante a posse de Youssif Domingos como secretário de Governo na Prefeitura de...

    Surpresa com convite para secretaria, Camilla diz que continuará atuando como vice

    A vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento, espera continuar participando efetivamente da gestão, em todas as pastas.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMNomeada pela prefeita Adriane Lopes...