spot_img
Sexta-feira, 19 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualFim do PSDB em MS deve dividir grupo e fortalecer PP

    Fim do PSDB em MS deve dividir grupo e fortalecer PP

    Publicado há

    spot_img

    Movimentação de lideranças e prefeitos para o PP pode consolidar a sigla como uma das maiores forças no estado

    A possibilidade de Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja, ambos do PSDB, migrarem para outro partido está movimentando o cenário político de Mato Grosso do Sul e pode beneficiar o Partido Progressista (PP), liderado pela senadora Tereza Cristina. Enquanto aguardam definições do PSDB, que estuda uma fusão com o MDB para fortalecer sua representatividade e obter mais recursos, as lideranças também mantêm diálogo com outras siglas, incluindo o PL e o PP.

    Reinaldo Azambuja, em conversas com Jair Bolsonaro, chegou a manifestar interesse em comandar o PL no estado, além de obter apoio para a candidatura de Beto Pereira (PSDB) à Prefeitura de Campo Grande. Apesar de inicialmente cogitar filiação ao PL para concorrer ao Senado, ele ainda avalia alternativas, com crescente articulação entre lideranças do PSDB e do PP, sob influência de Tereza Cristina.

    O PSDB, com três deputados federais, seis estaduais e 44 prefeitos, poderá enfrentar uma divisão caso a transferência de seus membros se confirme. Um grupo de prefeitos já tem consultado o PP sobre possível adesão, enquanto parlamentares aguardam janelas partidárias ou fusão para mudar de sigla sem risco de perda de mandato. Prefeitos, por sua vez, têm liberdade para migrar sem essas exigências.

    A senadora Tereza Cristina, ao reforçar sua influência com a reeleição de Adriane Lopes à prefeitura, consolidou o PP como uma força significativa no estado. A proximidade de Riedel com Tereza aumenta as chances de migração de lideranças tucanas para o PP, fortalecendo ainda mais o partido.

    Com as articulações em andamento, a troca de partido de Riedel e Azambuja pode não só realinhar o cenário político em MS, mas também consolidar o PP como uma das maiores potências políticas regionais.

    Últimas

    Verão 2026 em MS: calor acima da média e chuvas regulares marcam a estação

    O prognóstico do Inmet aponta acumulados de até 600 mm para o trimestre, com...

    Operação Rodovida 2025/2026 começa hoje para reduzir acidentes nas rodovias de MS

    A maior ação nacional de segurança viária do país mobiliza Detran-MS, PRF e Polícia...

    Governador Riedel rejeita polarização em MS e projeta discussões de reeleição para 2026

    Em entrevista nesta quinta-feira (18), Eduardo Riedel (PP) reforçou que, embora seja de oposição...

    MPMS investiga dano ambiental por derramamento de 45 mil litros de diesel na BR-163

    O acidente, ocorrido em agosto em Mundo Novo, resultou na poluição de recursos hídricos...

    Relacionado

    Senadora confirma conversa e Rose e Adriane podem parar no mesmo partido

    A senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional do Partido Progressista, confirmou tratativas do partido para fusão com dois partidos.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMTereza conta que conversou...

    Tereza confirma benção a Youssif e diz que Santullo cuidará do PP

    A senadora Tereza Cristina (PP) fez questão de se pronunciar durante a posse de Youssif Domingos como secretário de Governo na Prefeitura de...

    Surpresa com convite para secretaria, Camilla diz que continuará atuando como vice

    A vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento, espera continuar participando efetivamente da gestão, em todas as pastas.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMNomeada pela prefeita Adriane Lopes...