Alerta de jogão! Nesta terça-feira (19), Brasil e Uruguai colocam a rivalidade à prova na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 21h45 (de Brasília), pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. A Seleção deixou pontos importantes pelo caminho na jornada passada (apenas empatou com a Venezuela) e agora busca voltar ao caminho das vitórias para fechar 2024 com chave de ouro.
A Celeste, por sua vez, superou a Colômbia e recuperou o fôlego em seu desafio mais recente. A equipe tenta emplacar um novo triunfo para ter chances de encostar na líder da Argentina. Apenas três pontos separam Uruguai e Argentina: 19 x 22. O Brasil aparece na quarta colocação e tem 17 pontos. A seguir, sem mais delongas, veja tudo sobre esta partida:
Após jogar em Maturín, na Venezuela, o Brasil volta ao território nacional e recebe o Uruguai na Arena Fonte Nova, em Salvador, nesta terça-feira, 17. A torcida promete uma bela festa neste último jogo da Seleção em 2024.
Este será o 81º jogo entre Brasil e Uruguai na história, conforme dados do portal Ogol. Até aqui, a Seleção é dominante no confronto, com 38 vitórias, 21 empates e apenas 21 derrotas. A Celeste, no entanto, não perde há duas partidas para o esquadrão verde e amarelo.
Brasil: VDVVE
Uruguai: EEDEV
V = vitória; E = empate; D = derrota
A Seleção vai ter de lidar com novos problemas em seu último compromisso em 2024. Vanderson, suspenso, e Guilherme Arana, lesionado, foram cortados. Dorival Júnior convocou Dodô e Alex Telles, respectivamente, para substitui-los. Além disso, Rodrygo e Éder Militão, por questões físicas, saíram da lista do treinador antes mesmo do início da Data Fifa. A tendência é que o técnico não realize grandes mudanças no XI inicial da Amarelinha para este jogo.
O Uruguai recuperou o fôlego após o triunfo diante da Colômbia, mas Marcelo Bielsa continua pressionado. O treinador enfrenta turbulência nos bastidores da Celeste. “El Loco” ainda estuda o Brasil, mas tende a manter o time que conquistou os três pontos na rodada passada das Eliminatórias. Nomes como Sergio Rochet, do Internacional, e Puma Rodríguez, do Vasco, estão à disposição, mas De Arrascaeta e De la Cruz, do Flamengo, estão fora.
A Seleção Brasileira oscilou entre bons e maus momentos em Maturín, mas conquistou ponto importante e agora espera voltar ao caminho das vitórias. A tendência é que o jogo seja complicado, uma vez que o time do Uruguai é qualificado e tenta engatar uma remontada (este foi o espírito diante da Colômbia), mas o Brasil ostenta leve favoritismo para o duelo.
Palpite final: Brasil 2 x 1 Uruguai
Fonte: 90min