Assinatura do convênio reúne representantes estaduais, federais e empresa parceira
A construção da terceira Casa da Mulher Brasileira em Mato Grosso do Sul, desta vez na cidade fronteiriça de Ponta Porã, avança com a assinatura do convênio entre o Ministério das Mulheres, o Governo do Estado e a Itaipu Binacional. O evento, marcado para esta quinta-feira (21), contará com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e do governador Eduardo Riedel (PSDB).
Importância estratégica
Durante o anúncio da unidade em julho, a ministra Cida Gonçalves destacou a relevância de um espaço como esse em Ponta Porã, cidade que faz divisa com o Paraguai. “Isso ajuda a ampliar o debate e auxilia o Governo Federal na formulação de políticas para combater a violência contra as mulheres nas fronteiras”, afirmou.
Mato Grosso do Sul já é referência nesse modelo de atendimento, com a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande sendo pioneira no país desde 2015. Apenas em 2023, a unidade realizou 13 mil atendimentos a mulheres em situação de violência.
Expansão pelo interior
Além da nova unidade em Ponta Porã, o Estado está em fase de implementação de Casas da Mulher Brasileira em Corumbá e Dourados, fruto de cooperação técnica firmada em janeiro deste ano entre o Governo Federal e o Governo Estadual. Com investimentos de R$ 31 milhões, essas iniciativas reforçam a rede de apoio às mulheres.
Novos investimentos
O evento desta quinta-feira também será palco de anúncios de novos investimentos para a região do Conesul, ampliando as ações sociais e de infraestrutura no Estado.