spot_img
Sexta-feira, 19 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualJustiça mantém suspensão de lei que autorizava empréstimo milionário no interior

    Justiça mantém suspensão de lei que autorizava empréstimo milionário no interior

    Publicado há

    spot_img

    O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) manteve a decisão que suspendeu a eficácia da Lei Municipal nº 695/2024, de Juti, que autorizava a contratação de uma operação de crédito de R$ 4,3 milhões pelo prefeito Gilson Cruz, reeleito para mais quatro anos de mandato.

    CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

    A ação foi movida pelo partido União Brasil, que alegou vícios no processo legislativo, como a não observância do Regimento Interno da Câmara Municipal e a falta de justificativa para a urgência da contratação do crédito.

    O relator do processo, desembargador Marcos José de Brito Rodrigues, entendeu que a intervenção do Poder Judiciário é cabível em casos como esse, onde há indícios de violação à legislação e aos princípios da administração pública.

    “A ação de origem tem por objeto o reconhecimento de supostas violações de normas estabelecidas por Regimento Interno de Câmara Municipal, que culminariam em possíveis ilegalidades em processo legislativo, o que tornaria inafastável a intervenção do Poder Judiciário”, afirmou o desembargador.

    O tribunal não conheceu do argumento de ilegitimidade do partido político para ajuizar a ação, pois essa questão não foi analisada em primeira instância. A decisão reconhece a competência do Poder Judiciário para analisar a legalidade de atos do Poder Legislativo, quando há indícios de violação à lei.

    Os desembargadores entenderam que o processo legislativo que resultou na aprovação da lei municipal pode não ter seguido os trâmites legais, como a falta de justificativa para a urgência da contratação do crédito e a ausência de informações sobre o destino da verba. A decisão também considerou que a lei municipal pode ter infringido a Resolução nº 43/2001, que estabelece regras para a contratação de operações de crédito por entes federativos.

    A suspensão da lei municipal impede que o município de Juti contraia a operação de crédito enquanto as irregularidades alegadas não forem sanadas. Como o prefeito foi reeleito, o empréstimo poderá ser tomado no novo mandato.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Verão 2026 em MS: calor acima da média e chuvas regulares marcam a estação

    O prognóstico do Inmet aponta acumulados de até 600 mm para o trimestre, com...

    Operação Rodovida 2025/2026 começa hoje para reduzir acidentes nas rodovias de MS

    A maior ação nacional de segurança viária do país mobiliza Detran-MS, PRF e Polícia...

    Governador Riedel rejeita polarização em MS e projeta discussões de reeleição para 2026

    Em entrevista nesta quinta-feira (18), Eduardo Riedel (PP) reforçou que, embora seja de oposição...

    MPMS investiga dano ambiental por derramamento de 45 mil litros de diesel na BR-163

    O acidente, ocorrido em agosto em Mundo Novo, resultou na poluição de recursos hídricos...

    Relacionado

    Senadora confirma conversa e Rose e Adriane podem parar no mesmo partido

    A senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional do Partido Progressista, confirmou tratativas do partido para fusão com dois partidos.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMTereza conta que conversou...

    Tereza confirma benção a Youssif e diz que Santullo cuidará do PP

    A senadora Tereza Cristina (PP) fez questão de se pronunciar durante a posse de Youssif Domingos como secretário de Governo na Prefeitura de...

    Surpresa com convite para secretaria, Camilla diz que continuará atuando como vice

    A vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento, espera continuar participando efetivamente da gestão, em todas as pastas.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMNomeada pela prefeita Adriane Lopes...