spot_img
Sábado, 26 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalBoca de urna aponta vitória de aliado de Mujica nas eleições presidenciais...

    Boca de urna aponta vitória de aliado de Mujica nas eleições presidenciais no Uruguai

    Publicado há

    spot_img

    Com Yamandú Orsi, a Frente Ampla volta ao governo, perdido em 2020 após três mandatos consecutivos, um deles com Mujica (2010-2015)

    O esquerdista Yamandú Orsi, da oposição Frente Ampla e aliado do ex-presidente José “Pepe” Mujica, aparece como vencedor das eleições presidências do Uruguai, disputada neste domingo (24), segundo projeções de pesquisas divulgadas por emissoras de televisão. Orsi obtém 49,0% dos votos e Delgado 46,6%, segundo o Canal 10, com base em dados da Equipos Consultores. Para o Canal 12, que citou a pesquisa Cifra, Orsi obtém 49,5% dos votos, contra 45,9% de Delgado. Com Orsi, a Frente Ampla volta ao governo, perdido em 2020 após três mandatos consecutivos, um deles com Mujica (2010-2015). O ex-guerrilheiro de 89 anos, que se recupera de um câncer no esôfago, votou cedo em Montevidéu. “Meu futuro mais próximo é o cemitério, mas me interessa o destino dos jovens, que quando tiverem a minha idade vão viver em um mundo muito diferente”, disse, cercado por jornalistas.

    Yamandú Orsi, um professor de história de 57 anos, aparecia como favorito nas pesquisas que antecederam às eleições. Ele assumirá o poder em 1º de março, e sucederá o presidente Luis Lacalle Pou, com um nível de aprovação perto de 50%, mas impedido constitucionalmente de disputar a reeleição. Assim como seu adversário, Orsi disse estar aberto a negociar com o outro bloco, algo que parece inevitável já que nenhum deles terá maioria parlamentar. Após as eleições de outubro, a Frente Ampla ficou com 16 das 30 cadeiras no Senado, e a coalizão governante, com 49 das 99 cadeiras na Câmara dos Deputados.

    O esquerdista prometeu “uma mudança segura que não será radical”. Entre sua propostas de governo está impulsionar o crescimento econômico, em recuperação após a desaceleração devido à pandemia e a uma seca histórica. Além disso, estão empenhados em reduzir o déficit fiscal e em combater o aumento da criminalidade vinculada ao tráfico de drogas. O Uruguai é a democracia mais sólida da América Latina, com alta renda per capita e menores níveis de pobreza e desigualdade frente ao resto da região. A situação econômica e a criminalidade dominam as preocupações dos eleitores deste país agropecuário, com 3,4 milhões de habitantes e 12 milhões de cabeças de gado.

    *Com informações da AFP

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Onça que matou caseiro no Pantanal está desidratada e com órgãos comprometidos

    Felino capturado após ataque em Miranda apresenta quadro de saúde debilitado e passará por...

    PL isenta atual gestão de dívida e responsabiliza MDB por multa eleitoral

    Nota oficial esclarece que filiados negativados não tinham vínculo com o partido na época...

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza