Está chegando a hora de conhecer o campeão da Libertadores 2024! Em um confronto brasileiro, Atlético-MG e Botafogo se enfrentam neste sábado (30), às 17h (de Brasília), no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina). O Galo chega motivado após deixar para trás o River Plate na semifinal em um confronto que não sofreu gols e ainda venceu por 3 a 0 em BH. Enquanto isso, o Alvinegro de General Severiano eliminou o Peñarol (Uruguai) e terá sua primeira experiência em uma final da competição internacional.
Protagonistas no futebol brasileiro, os dois times têm um ótimo plantel e a grande final provavelmente será decidida nos detalhes. A seguir, o 90min lista seis jogadores coadjuvantes de Atlético-MG e Botafogo que podem brilhar na decisão.
Com boas atuações em 2024 e colecionando convocações para a Seleção Brasileira, o lateral-esquerdo enfrentou alguns problemas físicos ao longo do ano, mas chega recuperado para a final. Titular absoluto da equipe de Gabriel Milito, tem experiência em grandes competições e pode fazer a diferença.
Apesar de não viver a melhor fase da carreira, o meio-campista de 30 anos costuma ser decisivo e é uma excelente opção no quesito bola parada, principalmente cobranças de falta e escanteios. No torneio 2024, o jogador participou de 11 partidas, com três gols e quatro assistências.
Atualmente na reserva, o chileno alterna entre altos e baixos, mas já viveu grandes momentos com a camisa do Alvinegro. Vargas tem vínculo se encerrando no final da temporada e pode aproveitar a oportunidade para brilhar e encerrar sua passagem com chave de ouro. Na competição, o atacante ainda não balançou a rede.
Artilheiros do time em 2024, soma 19 gols em 47 jogos. De volta após se recuperar de um grave lesão, o atacante ainda fica como opção no banco de reservas, mas mostrou que está afiado ao balançar a rede no clássico contra o Vasco. Protagonista no primeiro semestre, o Jacaré (como é carinhosamente chamado pela torcida botafoguense) marcou nove vezes em 10 partidas da Libertadores.
Xerife da zaga em 2023, foi vendido ao Lyon (França), mas não conseguiu se firmar e voltou neste ano. Deve formar dupla de zaga com Alexander Barboza. Substituiu Bastos, que saiu lesionado, no confronto diante do Palmeiras e ajudou seu time a conquistar os três pontos. Na ocasião, o defensor marcou um dos gols no Allianz Parque.
No primeiro semestre, chegou a figurar entre os suplentes em algumas partidas. Entretanto, o meio-campista deu a volta por cima e é um dos principais jogadores de Artur Jorge no setor central. Tem como ponto positivo os lançamentos e chute de longa distância, além da proteção à zaga e contribui na saída de bola. Ao longo da campanha participou de 15 jogos e cedeu duas assistências.
Fonte: 90min