Ser campeão da Conmebol Libertadores não é para qualquer um. Ser campeão da Libertadores mais de uma vez, então, é para uma minoria. E poucos jogadores podem afirmar que já venceram o principal torneio da América do Sul em mais de quatro oportunidades. Inclusive, apenas um jogador do Brasil aparece nesta seleta lista.
Os futuros campeões de Atlético-MG ou Botafogo, que disputam o título da Libertadores 2024 na tarde deste sábado, 30 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina, não vão entrar no pódio dos maiores vencedores da copa, mas vão encorpar a lista dos jogadores que já alcançaram a Glória Eterna.
Você sabe quem são eles? Uma dica: apenas um brasileiro aparece entre os jogadores com quatro ou mais títulos de Libertadores. Veja a seguir.
Quem tem mais, tem seis… e este é Francisco Sá. O lendário zagueiro marcou época no futebol da América do Sul entre os anos 1960 e 1980 e colecionou taças da Conmebol Libertadores. “Pancho” conquistou o torneio seis vezes: quatro com o Independiente e mais duas com o Boca Juniors. Uma lenda! Hexa!
Um dos grandes nomes da história do Independiente, Ricardo Bochini vestiu apenas o uniforme do “Rey de Copas” ao longo da carreira. Com o clube, venceu cinco edições de Libertadores. Ajudou o clube a viver grandes momentos entre os anos 1970 e 1980.
Ricardo Pavoni é um dos maiores vencedores da história da Libertadores. Pentacampeão, o ídolo do Independiente é seguramente um dos maiores nomes da história do clube, onde jogou durante mais de 10 anos. Chivo era peça-chave na defesa da equipe.
Lembra dele? Ex-lateral de São Paulo, Cruzeiro, Vasco e outros clubes, o ex-lateral-direito Vítor é o brasileiro com mais títulos de Libertadores. Em sua carreira, o defensor venceu quatro edições da copa: duas com o Tricolor, uma com a Raposa e outra com o Gigante da Colina. Detalhe, ele é o único a ter vencido o torneio com três equipes diferentes.
Outros 10 jogadores, todos da Argentina, também são tetracampeões da principal competição da América do Sul.
Fonte: 90min