spot_img
Sexta-feira, 16 Maio, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualJuíza afasta ex-secretária e prefeito é investigado por assédio eleitoral

    Juíza afasta ex-secretária e prefeito é investigado por assédio eleitoral

    Publicado há

    spot_img

    A juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo atendeu o Ministério Público Estadual e determinou o afastamento cautelar da ex-secretária de Assistência Social e agora ocupante de cargo comissionado na Prefeitura de Ladário, Graciele Zório Franco.

    CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

    A servidora foi denunciada por supostas práticas eleitorais ilícitas e retaliações contra servidores comissionados. Na mesma ação, a 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá solicitou o afastamento do atual prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares. 

    O promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte relata que, após o depoimento de diversas testemunhas e a análise de documentos administrativos e mensagens de WhatsApp, constatou-se que Graciele Zório Franco, então secretária municipal de Assistência Social, bem como o prefeito, teriam utilizado a estrutura administrativa da pasta para fins eleitorais.

    Segundo a denúncia, eles teriam coagido servidores comissionados e em funções gratificadas a participarem de atos de campanha em favor de Graciele, então candidata a vereadora, e Luciano Cavalcante Jara, candidato à reeleição.

    O promotor solicitou o afastamento imediato de Graciele e Iranil dos cargos públicos municipais, além da condenação ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 1 milhão, a serem revertidos ao Conselho de Segurança de Corumbá e Ladário (CONSECOL), destinados à repressão e combate a corrupção na região.

    A juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo deferiu o afastamento cautelar de Graciele Zório Franco do cargo em comissão, proibindo-a de ingressar em qualquer dependência da prefeitura, de manter contato com servidores envolvidos no processo e de acessar sistemas internos, processos e atos da Administração Pública Municipal

    O afastamento de Iranil de Lima Soares do cargo de Prefeito Municipal de Ladário foi indeferido. Entretanto, ele está proibido de ter qualquer contato com testemunhas e servidores relacionados ao caso, sob pena de responsabilização por eventual tentativa de obstrução da instrução processual. A decisão cabe recurso.

    Foto: Divulgação/MPE

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Enquanto faltam psiquiatras, deputado de MS caça ‘bebês reborns’ no SUS

    Inspirado em proposta mineira, João Henrique ignora crise na saúde e foca em pauta...

    PF criará delegacia especializada em todas as capitais para fiscalizar CACs

    Nova estrutura substitui atribuição do Exército e será implantada em todas as capitais e...

    Após perda de patente, ex-PM que viu filho morrer por engano tem salário cassado

    Cassação de proventos de Paulo Xavier foi publicada no Diário Oficial após decisão judicial...

    MS integra nova etapa de análise de agrotóxicos em alimentos

    Estado participa do programa da Anvisa com coletas semanais em mercados e sacolões até...

    Relacionado

    Senadora confirma conversa e Rose e Adriane podem parar no mesmo partido

    A senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional do Partido Progressista, confirmou tratativas do partido para fusão com dois partidos.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMTereza conta que conversou...

    Tereza confirma benção a Youssif e diz que Santullo cuidará do PP

    A senadora Tereza Cristina (PP) fez questão de se pronunciar durante a posse de Youssif Domingos como secretário de Governo na Prefeitura de...

    Surpresa com convite para secretaria, Camilla diz que continuará atuando como vice

    A vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento, espera continuar participando efetivamente da gestão, em todas as pastas.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMNomeada pela prefeita Adriane Lopes...