A Copa Intercontinental de Clubes 2024, torneio que representa a continuação do Mundial de Clubes criado organizado pela Fifa desde 2000, será definida entre Real Madrid e Pachuca–MEX nesta quarta-feira, 18, no Catar. Caso Rodrygo deixe sua marca na decisão, poderá se juntar a uma seleta lista de seis jogadores brasileiros que marcaram nas decisões do torneio mundial, enquanto Vinícius Júnior pode se tornar o primeiro brasileiro com gol em duas finais diferentes.
Para esta lista, o 90min Brasil separou apenas os jogadores que marcaram em finais do Mundial de Clubes organizados pela Fifa (2000 para cá). Apesar disso, vale destacar os gols decisivos marcados por Pelé (Santos-1962/1963), Adílio (Flamengo-1981), Nunes (Flamengo-1981), Renato Portaluppi (Grêmio-1983) e Raí (São Paulo-1992) na antiga Copa Intercontinental. Confira:
Na edição do Mundial de Clubes de 2022, realizada em fevereiro de 2023, Vini Jr. conquistou o prêmio de melhor jogador do torneio graças aos dois gols marcados na decisão contra o Al-Hilal, que eliminou o Flamengo nas semifinais e decidiu o título contra o Real Madrid. Os merengues tiveram dificuldades no primeiro tempo, mas garantiram o troféu no tempo regulamentar.
O ano de 2007 foi um dos mais especiais para a carreira de Kaká, sendo o autor do gol que encaminhou o título do Milan diante do Boca Juniors em uma das finais mais competitivas do Mundial de Clubes. O brasileiro tirou o empate do placar no segundo tempo, marcando o 2-1 em uma partida que terminou 4 a 2 para os italianos.
O Flamengo chegou muito perto de garantir o seu segundo título mundial da história com o memorável elenco de 2019, mas a equipe comandada por Jorge Jesus foi derrotada na prorrogação. Com apenas oito minutos do tempo extra, um contra-ataque fatal do Liverpool terminou com o gol de Roberto Firmino, garantindo o troféu para a equipe de Jürgen Klopp.
Um dos momentos mais marcantes do futebol brasileiro consistiu no título mundial do São Paulo conquistado sobre o Liverpool em dezembro de 2005. Aos 26 minutos, Aloísio Chulapa encontrou Mineiro na área e o volante tocou na saída de Pepe Reina para marcar o gol da decisão. A forte pressão imposta pelos Reds no restante da partida não foi suficiente para superar a histórica atuação de Rogério Ceni, peça-chave no título.
O Bayern de Munique confirmou o seu favoritismo em 2013 e conquistou o troféu do Mundial de Clubes com a colaboração do zagueiro Dante, um dos nomes mais frequentes da Seleção Brasileira na época. O defensor abriu o placar com apenas seis minutos de jogo e encaminhou a vitória tranquila dos Bávaros sobre o Raja Casablanca, que surpreendeu o Atlético-MG nas semifinais.
Por fim, impossível não lembrar do histórico gol marcado por Adriano Gabiru, responsável direto pela conquista do Internacional sobre o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, em 2006. O meio-campista deixou o banco de reservas e tocou na bola após passe de Iarley, surpreendendo o goleiro Victor Valdés.
Fonte: 90min