spot_img
Sexta-feira, 6 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualTSE nega recurso e mais um prefeito de MS não assumirá mandato

    TSE nega recurso e mais um prefeito de MS não assumirá mandato

    Publicado há

    spot_img

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, negou recurso eleitoral do prefeito eleito em Paranhos, Heliomar Klabunde (MDB). Com isso, o Município passará por nova eleição.

    CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

    Heliomar venceu Donizete Viáro (PSDB) por 50,98% a 49,02% dos votos. Agora, a justiça eleitoral deve solicitar nova eleição no Município.

    Acompanharam o Relator, João Paulo Oliveira, os Ministros André Ramos Tavares, Nunes Marques, André Mendonça, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira e Cármen Lúcia (Presidente).

    O juiz eleitoral Diogo de Freitas já havia acatado o pedido do candidato Donizete Viaro (PSDB) e impugnou o registro de candidatura do único concorrente dele na disputa pela reeleição em Paranhos, Heliomar Klabunde (MDB).

    Heliomar chegou a vencer a eleição em 2020, mas teve o registro de candidatura indeferido, sendo necessária a realização de nova eleição no município. Donizette Viaro (MDB) venceu Alfredo Soares (PSDB), por diferença de 118 votos: 3.007 a 2.889.

    Desta vez, Donizete apresentou pedido afirmando que o adversário pretende concorrer ao cargo de Prefeito Municipal Paranhos/MS, mesmo tendo o conhecimento da sua condição de inelegível, impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo até 13/04/2025, por conta de decisão do Tribunal de Contas da União.

    O atual prefeito destacou que, em 2020, a justiça já havia o impedido de concorrer e que agora ele repete, conforme autos nº 0600152.56.2020.6.12.0001, o pedido.  Segundo a denúncia, a sentença que reconheceu a inelegibilidade foi mantida pelo TRE/MS e TSE.

    Heliomar alegou que no julgamento do Processo do Tribunal de Contas nº 000.266/2016-7, houve o reconhecimento, pela própria Corte de Contas, da prescrição da pretensão punitiva da multa prevista no art. 57, da Lei nº 8.443/1992, circunstancia capaz de, por si só, afastar a inelegibilidade prevista no art. 1º, I, “g”, da LC 64/90, de acordo com o entendimento do TSE.

    O juiz Diogo Freitas entendeu que o art. § 4º-A, do art. 1º, da LC nº 64/1990, incluído pela Lei Complementar nº 184/21 estabelece que “A inelegibilidade prevista na alínea “g” do inciso I não se aplica aos responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares sem imputação de débito e sancionados exclusivamente com o pagamento de multa.

    Na avaliação do juiz, não cabe falar em afastamento da inelegibilidade com fundamento exclusivo no mero decurso de tempo, sendo que o órgão do TCU, exercendo suas atribuições de jurisdição, apreciou o ajuste contábil e desaprovou. Diogo de Freitas decidiu impugnar a candidatura de Heliomar.

    O caso é semelhante ao de Bandeirantes, onde Álvaro Urt (PSDB) ganhou e não assumirá. Ele recorreu da decisão, que só sai em fevereiro. Urt venceu em 2020 também e não assumiu. Na ocasião, o município passou por nova eleição.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Justiça Suspende Aumento Abusivo do IPTU em Campo Grande

    Decisão liminar da Justiça limita reajuste do IPTU à inflação e obriga prefeitura a emitir novos boletos.

    Rodrygo se Lesiona e Desfalca o Real Madrid

    Atacante brasileiro sofre lesão muscular e preocupa para fevereiro.

    Carnaval Agita Mato Grosso do Sul: Folia Toma Conta de Ruas e Cidades

    Blocos de rua, feiras temáticas e shows no interior marcam o carnaval em MS. Confira a programação!

    Alckmin elogia amadurecimento político de Boulos

    Vice-presidente destaca relação cordial com o Secretário-Geral da Presidência.

    Relacionado

    Justiça Suspende Aumento Abusivo do IPTU em Campo Grande

    Decisão liminar da Justiça limita reajuste do IPTU à inflação e obriga prefeitura a emitir novos boletos.

    Prefeito de Ivinhema (MS) é alvo de inquérito por aumento salarial

    MPMS investiga Juliano Ferro por descumprir decisão judicial sobre seu salário.

    Novo convida João Henrique Catan (PL) para disputar governo de MS

    Partido Novo formaliza convite ao deputado estadual para as eleições de 2026. Catan aguarda definição do PL.