spot_img
Sexta-feira, 6 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualEntrada tardia em briga pode fazer Adriane iniciar ano com derrota e...

    Entrada tardia em briga pode fazer Adriane iniciar ano com derrota e opositores

    Publicado há

    spot_img

    O grupo da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), decidiu entrar de vez na briga pela presidência da Câmara. Faltando doze dias para a eleição (dia 1° de janeiro), o grupo decidiu escolher Beto Avelar (PP) como candidato, arriscando começar o mandato com uma derrota e instabilidade.

    CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

    A reunião aconteceu ontem à noite, após convocação do deputado estadual Lídio Lopes (sem partido), marido de Adriane. Ela não participou porque estava com uma indisposição.

    Com o candidato escolhido, o grupo terá que furar o bloco montado pelos agora adversários, Papy (PSDB), para  presidente, e Carlão (PSB), primeiro secretário, que alegam terem o compromisso de 23 vereadores, contra seis da bancada do PP e Avante.

    Hoje, a chapa apoiada por Adriane não teria nem como se inscrever, já que são necessários no mínimo cinco integrantes para o registro. A expectativa é de que Beto seja beneficiado pela força da máquina, que tem espaço para oferecer aos vereadores, o que poderia mudar a palavra dada pelos vereadores eleitos.

    Ontem, no mesmo tempo que Lídio reunia seu grupo, ainda rachado por não ter escolhido quem seria o candidato, Carlão e Papy reuniam 18 dos 23 vereadores que estariam fechados com a chapa.

    Papy e Carlão tentaram consenso com o PP, mas não abriram mão dos cargos principais de presidente e vice. Da mesma forma, o PP não abriu mão de ter um dos dois cargos mais importantes na mão, já que tem prefeitura e a segunda maior bancada.

    Hoje, segundo palavra dada pelos próprios vereadores, Papy e Carlão teriam apoio dos quatro vereadores do PSDB; três do PL; três do União; três do PT; dois do Republicanos; dois do Podemos; dois do MDB; um do PSD e um do PDT.  Já Beto teria os votos de três vereadores do PP e dois do Avante, chegando a seis.

    Governabilidade

    A decisão tardia pode trazer problemas para a prefeita na construção de uma base na Câmara. Na busca de entendimento, Carlão e Papy falaram o tempo todo em governabilidade. Agora, não se sabe o quanto o Poder Executivo estará empenhado e o que fará para reverter os votos.

    Na legislatura que passou, com o controle de Carlão, Adriane teve pouco problema em votações na Câmara, com oposição quase inexistente, de Luiza Ribeiro (PT) e Professor André Luís (Novo). Agora, com a possibilidade de um racha entre dois grupos, a possibilidade de instabilidade é grande.

    Uma vitória ou até derrota da prefeita, dependendo da intensidade, pode deixar marcas. O último prefeito a perder a presidência foi Alcides Bernal (PP), com Rose Modesto (PSDB), que foi derrotada para Mário César (MDB). Depois, o resultado é conhecido, como processante e cassação de mandato.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Justiça Suspende Aumento Abusivo do IPTU em Campo Grande

    Decisão liminar da Justiça limita reajuste do IPTU à inflação e obriga prefeitura a emitir novos boletos.

    Rodrygo se Lesiona e Desfalca o Real Madrid

    Atacante brasileiro sofre lesão muscular e preocupa para fevereiro.

    Carnaval Agita Mato Grosso do Sul: Folia Toma Conta de Ruas e Cidades

    Blocos de rua, feiras temáticas e shows no interior marcam o carnaval em MS. Confira a programação!

    Alckmin elogia amadurecimento político de Boulos

    Vice-presidente destaca relação cordial com o Secretário-Geral da Presidência.

    Relacionado

    Justiça Suspende Aumento Abusivo do IPTU em Campo Grande

    Decisão liminar da Justiça limita reajuste do IPTU à inflação e obriga prefeitura a emitir novos boletos.

    Prefeito de Ivinhema (MS) é alvo de inquérito por aumento salarial

    MPMS investiga Juliano Ferro por descumprir decisão judicial sobre seu salário.

    Novo convida João Henrique Catan (PL) para disputar governo de MS

    Partido Novo formaliza convite ao deputado estadual para as eleições de 2026. Catan aguarda definição do PL.