spot_img
Sexta-feira, 6 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualPrefeitura diz que acatará decisão judicial e garante atendimento em hospital

    Prefeitura diz que acatará decisão judicial e garante atendimento em hospital

    Publicado há

    spot_img

    A Prefeitura de Naviraí divulgou uma nota informando que os problemas no processo licitatório não vão prejudicar o atendimento de 52 pacientes do Centro de Nefrologia do Município e região.

    CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

    Na nota, a prefeitura alega que “todo o processo licitatório para a contratação da empresa responsável pelos serviços de nefrologia seguiu rigorosamente os trâmites legais e normativos. A decisão de inabilitar uma das empresas concorrentes é resultado de uma análise técnica fundamentada, a qual se mantém”.

    Apesar de ressaltar que continua com o mesmo entendimento (de que a empresa está habilitada para UTI e não em um centro de nefrologia”,  a prefeitura diz que vai acatar a decisão de 2ª Instância, no prazo de 45 dias, cumprindo o determinado pelo juízo de 1º Grau, Dr. Eduardo Lacerda Trevisan da 2ª Vara Cível.

    “A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a saúde de todos os cidadãos, garantindo que as necessidades dos pacientes estão sendo atendidas de forma contínua e sem interrupções, assegurando o pleno funcionamento do Centro de Nefrologia e a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados à população”.

    O caso

    Em setembro, a prefeita de Naviraí Rhaiza Matos (PSDB) realizou processo de licitação para a contratação de empresa especializada para o gerenciamento do Centro de Nefrologia. O valor do contrato foi de R$ 4,65 milhões pelo período de 12 meses de serviço.

    Porém, o resultado final do processo de licitação foi questionado. O motivo foi a Prefeitura não assinar o contrato com a empresa vencedora na categoria menor preço e sim com a segunda colocada. Mesmo apresentando todos os documentos descritos no edital, a empresa Surgery MT Ltda, vencedora da licitação, foi desclassificada. A prefeitura alegou que a empresa “não atendeu às exigências previstas no edital”.

    O município inabilitou a empresa vencedora afirmando que ela não cumpriu o item 12.4.1 do termo de referência que solicitava atestado de capacidade técnica de prestação de serviço de 50% do prazo contratual previsto para o processo (seis meses) e Atestado de prestação de serviço de 50% da capacidade do serviço (Devendo considerar que a capacidade do serviço refere-se a 20 cadeiras de atendimento).

    A empresa comprovou todos os requisitos da licitação com a prestação de serviço em 2022 ao Hospital Municipal Nossa Senhora Rosário em Guarantã do Norte (MT) e ao Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (MT), mas a prefeitura de Naviraí desconsiderou o documento e assinou com a empresa que ficou em segundo lugar, UCM – Unidade Crítica Médica EIRELI, com o valor superior ao proposto pela vencedora.

    Surgery MT Ltda recorreu à Justiça solicitando a imediata suspensão da licitação e o Tribunal de Justiça reconheceu possíveis irregularidades. De acordo com o juiz relator Alexandre Corrêa Leite, “a suspensão do processo licitatório até a decisão final não representa risco irreversível, já que é plenamente possível retomar o certame após decisão definitiva, preservando o interesse público, conforme decidido em primeiro grau. Cumpre salientar que a suspensão até o julgamento final protege tanto o direito do licitante quanto o interesse público”.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Alckmin defende acordo Mercosul-UE e critica tarifas dos EUA

    Vice-presidente destaca benefícios do acordo e elogia postura do governo brasileiro frente às medidas americanas.

    Alckmin critica taxa de juros de 15%: ‘É uma anomalia’

    Vice-presidente questiona política monetária e impacto na dívida pública em entrevista.

    Alckmin Defende União com Lula por Apreço à Democracia

    Vice-presidente critica Bolsonaro e exalta relação respeitosa com Lula em entrevista.

    Lula defende PEC da Segurança e critica política armamentista

    Presidente cobra aprovação da PEC para definir o papel da União na segurança pública e critica a apologia às armas.

    Relacionado

    Prefeito de Ivinhema (MS) é alvo de inquérito por aumento salarial

    MPMS investiga Juliano Ferro por descumprir decisão judicial sobre seu salário.

    Novo convida João Henrique Catan (PL) para disputar governo de MS

    Partido Novo formaliza convite ao deputado estadual para as eleições de 2026. Catan aguarda definição do PL.

    Operação do Gaeco: Justiça prorroga afastamento de investigados em Terenos

    Desembargador mantém afastamento do prefeito e outros 15 investigados por mais 90 dias. STJ julgará recurso do MPF em fevereiro.