spot_img
Sexta-feira, 12 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualCâmara reprova contas e prefeito termina quarto mandato inelegível

    Câmara reprova contas e prefeito termina quarto mandato inelegível

    Publicado há

    spot_img

    Após quatro mandatos, vereadores do Município de Coronel Sapucaia reprovaram as contas e deixaram inelegível o prefeito Rudi Paetzold.

    CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

    Em sessão extraordinária, os vereadores contrariaram o parecer do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, que aprovou as contas do exercício de 2019, com ressalvas, e reprovaram as contas do prefeito.

    Os vereadores justificaram que seguiram o parecer do Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul (MPC-MS), que opinou pela reprovação. Segundo a procuradoria da Câmara, o TCE já havia aprovado, com ressalvas, em 2017 e 2018.

    Com a reprovação, o prefeito fica inelegível, já que a Câmara tem a prerrogativa de aprovar ou não, independentemente do parecer do TCE.

    As contas foram reprovadas por unanimidade pelos vereadores, na presença de Rudi Paetzold. Votaram favoráveis: Niágara Kraievski, prefeita eleita, Carlos Magno Fernandes, Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante, Claudemiro Pereira Lescano, Naiel Pereira de Oliveira, Célia Cristina Arias Davalos e Ismael Rodrigues. Sebastiana Rodrigues e Paulo Campos não compareceram à sessão.

    Em nota encaminhada para o site A Gazeta News, a assessoria jurídica do prefeito disse que “as contas públicas são analisadas e aprovadas inicialmente por órgãos especializados, compostos por profissionais capacitados em auditoria, contabilidade pública e gestão financeira. Esses órgãos seguem critérios técnicos e normativos rígidos, garantindo imparcialidade e transparência”.

     A assessoria diz que reconhece o papel fiscalizador da Câmara Municipal, mas afirma que a “análise técnica de contas públicas exige um conhecimento especializado, que, em sua maioria, não faz parte da formação ou do preparo dos parlamentares municipais. Esse processo, muitas vezes, pode ser influenciado por motivações políticas em vez de critérios objetivos, o que desvirtua a essência do julgamento”.

    Foto: divulgação

               

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Aposentados e pensionistas de MS já receberam R$ 39,6 milhões em ressarcimento por descontos indevidos

    O valor se refere a descontos associativos não autorizados em benefícios do INSS. O...

    Operação Paliteiro da PF mira contrabando de cigarro em MS e São Paulo

    A Polícia Federal deflagrou a operação nesta quinta-feira (11) para desarticular uma associação criminosa...

    Fiscalização aponta irregularidades em cinco de seis farmácias na fronteira

    O Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) identificou falhas graves de documentação e controle de medicamentos...

    Campo Grande lança licitação de R$ 42,5 milhões para recuperação do asfalto em 7 regiões

    O certame, marcado para 8 de janeiro, visa contratar uma empresa para a recuperação...

    Relacionado

    Senadora confirma conversa e Rose e Adriane podem parar no mesmo partido

    A senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional do Partido Progressista, confirmou tratativas do partido para fusão com dois partidos.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMTereza conta que conversou...

    Tereza confirma benção a Youssif e diz que Santullo cuidará do PP

    A senadora Tereza Cristina (PP) fez questão de se pronunciar durante a posse de Youssif Domingos como secretário de Governo na Prefeitura de...

    Surpresa com convite para secretaria, Camilla diz que continuará atuando como vice

    A vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento, espera continuar participando efetivamente da gestão, em todas as pastas.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMNomeada pela prefeita Adriane Lopes...