spot_img
Segunda-feira, 9 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTrump classifica cartéis de drogas como organizações terroristas e abre caminho para...

    Trump classifica cartéis de drogas como organizações terroristas e abre caminho para operações na América Latina

    Publicado há

    spot_img

    Embora o decreto não mencione explicitamente a participação militar, documento adicional sugere a possibilidade, citando a entrada de opioides como um risco à soberania dos EUA

    O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que classifica cartéis de drogas como organizações terroristas. Essa decisão tem como objetivo intensificar o combate ao narcotráfico e às ameaças à segurança nacional, permitindo ações que podem impactar a soberania de países na América Latina. O decreto abre a possibilidade de operações militares na região, gerando preocupações sobre as consequências dessa medida.

    Entre os grupos mencionados no decreto, estão o Trem de Arágua e a gangue MS-13, embora a designação de “cartéis” seja aplicada de forma mais abrangente. Trump enfatizou que esses grupos representam uma séria ameaça ao Hemisfério Ocidental e à segurança dos Estados Unidos, estabelecendo uma nova política para enfrentar suas atividades criminosas.

    Historicamente, o uso da força militar para lidar com ameaças fora do território americano não é uma prática nova. No entanto, a abordagem em relação a organizações envolvidas no narcotráfico e ao terrorismo tem sido tratada de maneira diferenciada. Embora o decreto não mencione explicitamente a participação militar, um documento adicional assinado por Trump sugere a possibilidade de um destacamento militar, citando a entrada de opioides como um risco à soberania dos EUA.

    A nova ordem pode abrir espaço para ações que não envolvam o uso de força militar, mas a estratégia prática do governo Trump ainda permanece indefinida. Durante uma coletiva de imprensa, o novo presidente dos EUA insinuou que a designação dos cartéis como terroristas poderia levar a uma invasão do México, afirmando que “coisas estranhas têm ocorrido” e que essa possibilidade não pode ser descartada.

    Publicado por Felipe Dantas

    *Reportagem produzida com auxílio de IA

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Partido de Sanae Takaichi vence eleição no Japão com folga

    PLD garante supermaioria e agilidade para aprovar projetos no parlamento japonês.

    Fluminense conquista a Taça Guanabara 2026!

    Tricolor Carioca garante título com antecedência e Martinelli atinge marca histórica.

    Clássicos Estaduais Agitam o Brasil em Fevereiro: Resumo e Resultados

    Remo x Paysandu, Ceará x Fortaleza e Cruzeiro x América-MG foram destaques.

    Real Madrid vence Valencia e segue na cola do Barcelona em LaLiga

    Mesmo desfalcado, time merengue conquista vitória crucial fora de casa.

    Relacionado

    Partido de Sanae Takaichi vence eleição no Japão com folga

    PLD garante supermaioria e agilidade para aprovar projetos no parlamento japonês.

    António José Seguro vence eleição presidencial em Portugal

    Socialista moderado derrota líder de extrema-direita, André Ventura, no segundo turno.

    Opositor venezuelano Juan Pablo Guanipa é libertado após 8 meses

    Figura próxima a María Corina Machado, Guanipa foi preso em maio de 2025. Sua libertação ocorre em meio a solturas anunciadas pelo governo.