spot_img
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalQuatro jovens de Israel, mantidas em cativeiro pelo Hamas, devem ser libertadas...

    Quatro jovens de Israel, mantidas em cativeiro pelo Hamas, devem ser libertadas neste sábado

    Publicado há

    spot_img

    As israelenses cumpriam o serviço militar na fronteira com a Faixa de Gaza quando foram sequestradas, em 7 de outubro de 2023; liberação faz parte do acordo de trégua entre Israel e o grupo terrorista

    Quatro jovens israelenses que cumpriam o serviço militar na fronteira com a Faixa de Gaza quando foram sequestradas, em 7 de outubro de 2023, devem ser libertadas neste sábado (25), como parte do acordo de trégua entre o grupo terrorista Hamas e Israel. Liri Albag, Karina Ariev, Daniella Gilboa e Naama Levy foram levadas juntas da base de Nahal Oz, perto do kibutz de mesmo nome. A ação foi gravada pelos agressores.

    Outras três soldados foram sequestradas com elas: Agam Berger, que permanece na Faixa de Gaza; Noa Marciano, cujo corpo foi repatriado; e Ori Megidish, libertada pelo Exército em outubro de 2023.

    Liri tinha 18 anos quando foi sequestrada. Conforme relatado pelo The Jerusalem Post, ela conseguiu passar mensagens para familiares por meio de reféns libertados, nas quais pediu à sua irmã Shai que não cancelasse a viagem tradicional após o serviço militar, uma tradição israelense, e que não mexesse em seus sapatos preferidos.

    Segundo depoimentos de ex-reféns, Liri foi obrigada a cozinhar, limpar e cuidar dos filhos de seus sequestradores. Ela apareceu neste mês em um vídeo de mais de 3 minutos divulgado pelo Hamas. Os pais de Liri são muito ativos na mobilização para pedir a libertação dos reféns.

    Pouco antes do seu sequestro, Karina Ariev, então com 19 anos, estava ao telefone com seus pais, enquanto choviam foguetes e os militantes atacavam a base. O contato foi encerrado às 7h40. “Ela nos pediu que seguissemos com nossas vidas” caso ela morresse, contou sua irmã Sasha à revista Time. Segundo o Fórum de Famílias de Reféns, Karina sonha em ser psicóloga.

    O vídeo do sequestro mostra que a jovem ficou ferida na ação. Em janeiro de 2024, ela apareceu em um vídeo publicado pelo Hamas na rede social Telegram, ao lado de Daniella Gilboa.

    Na manhã de 7 de outubro de 2023, Daniella, então com 19 anos, estava em contato com pessoas próximas e enviava vídeos para o namorado. Graças à roupa que vestia na ocasião, ela pôde ser identificada posteriormente em vídeos do Hamas.

    Natural de Petah Tikva, perto de Tel Aviv, a jovem é “uma musicista apaixonada, que estuda piano e canto” e que caminhava para uma carreira musical, segundo o Fórum das Famílias.

    No vídeo do seu sequestro, Naama Levy, então com 19 anos, é escoltada até um veículo vestindo calças que parecem estar manchadas de sangue. Neta de sobreviventes de campos de concentração, a soldado aparece em outras imagens com o rosto inchado.

    Segundo um site criado por parentes de Naama – segunda de quatro filhos e praticante de triatlo -, ela cresceu na Índia, onde estudou em uma escola americana. Quando criança, participou do programa Hands of Peace, que promove o diálogo entre jovens israelenses e palestinos.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Carolina Ferreira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Família de caseiro morto por onça deve pedir pensão a pesqueiro

    Advogado aponta precariedade nas condições de trabalho e estuda pedir pensão vitalícia para a...

    Ciclone extratropical trará frio e temperaturas abaixo de 12°C em MS

    Ciclone extratropical pode provocar frio abaixo dos 12°C e chuvas fortes em várias regiões...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza