O presidente Santos anunciou a volta de Neymar nesta terça-feira (28), um dia depois dele assinar a rescisão de contrato com o Al-Hilal (Arábia Saudita). O mandatário antecipou o anúncio oficial ao dar as boas vindas ao Menino da Vila em um vídeo nas redes sociais.
O atacante de 32 anos estava no país asiático desde agosto de 2023 e tinha vínculo até junho deste ano, mas houve um acordo amigável entre as partes após o brasileiro abrir mão de um valor que tinha a receber do clube saudita. Ao longo do processo a diretoria santista produziu um vídeo com uso de inteligência artificial para recriar a voz do Rei Pelé e convencer o ídolo.
Neymar chega ao Brasil na quarta-feira (29), data do próximo jogo do Peixe, contra o São Bernardo, pelo Campeonato Paulista. O confronto válido pela 5ª rodada do estadual acontece às 18h30 (de Brasília), no Estádio Municipal 1° de Maio, no ABC, casa do Tigre.
Como está sem jogar desde 4 de novembro, quando sofreu uma lesão muscular na coxa direita, Neymar será reavaliado pelo departamento médico do Santos. Ele vai realizar exames para saber se tem condições de treinar imediatamente com o elenco comandado por Pedro Caixinha. Depois do Bernô o Alvinegro Praiano tem pela frente o clássico diante do São Paulo, no sábado (1º), às 20h30 (de Brasília), também na Vila. A expectativa é que a reestreia seja na quarta-feira (2), data do aniversário do craque, quando está previsto o duelo na Vila contra o Botafogo-SP.
O último jogo de Neymar no Santos foi em 26 de maio de 2013, pela 19ª rodada do Brasileirão, contra o Flamengo. Vendido ao Barcelona, virou ídolo da torcida culé e em 2017 migrou para o PSG contratado por 222 milhões de euros, que até hoje é a transferência mais cara da história do futebol mundial.
Neymar com a camisa do Al-Hilal:
⚔️ 7 jogos (4 titular)
⚽️ 1 gol
🅰️ 2 assistências
⏰ 143 mins p/ participar de gol (!)
🧠 6 grandes chances criadas (!)
🔑 17 passes decisivos (!)
👟 19 finalizações
💨 5/22 dribles certos
💯 Nota Sofascore 7.30Não é mais jogador do clube! 🇧🇷👀 pic.twitter.com/iU2fGTG7TE
— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) January 27, 2025
🏆🔙 @SantosFC, tricampeão da #Libertadores! A vitória por 2-1 na grande final contra o #Peñarol foi construída com gols de @neymarjr e Danilo, há 8 anos.
⚽️ Neymar, então com apenas 19 anos, fechou a conta na Copa com 6⃣ gols em 13 partidas na campanha. #OitoAnosDoTri pic.twitter.com/v42JjDV7u1
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) June 22, 2019
“Lembro, como se fosse hoje, quando nosso eterno capitão Zito, juntamente com o Alemão, veio me contar sobre mais um craque descoberto pelo querido e saudoso Betinho. Neymar era o seu nome. Um nome tão diferente quanto seu talento. E que talento. Que prazer foi ver esse menino crescendo e se tornando o gênio que conquistou a nação santista, o Brasil e o mundo. Você, Neymar, se despediu da Vila para realizar seus sonhos. Mas deixou uma promessa que nós nunca esquecemos: ´Eu vou, mas eu volto´. Lembra? Tenho certeza que esta frase também te acompanhou durante todo esse tempo. Chegou o momento, Neymar. Chegou a hora de você voltar para o seu povo. Para sua casa, para nosso clube do coração. Seja bem-vindo, menino Ney! Menino da Vila! Vem ser feliz de novo com o manto sagrado. A nação santista te espera de braços abertos.”
– Marcelo Teixeira, presidente do Santos
“E o nosso Peixe, hein? Estou vendo tudo aqui de cima. Tempos difíceis. A cidade ficou triste. A Vila escureceu. Meu trono está vazio. Minha camisa está guardada. Ainda não apareceu ninguém capaz de usá-la. Na verdade, penso que só tem uma pessoa capaz de vesti-la, entende? Um certo garoto que cresceu aqui, ganhou tudo e foi mais feliz do que nunca aqui. Virou um grande ídolo nacional aqui e depois rodou o mundo para se tornar uma estrela mundial. Essa é só entre eu e você, Ney. Não só o Santos, mas o Brasil está precisando de você de novo. Ouça o seu coração. Volta para a sua casa, para sua cidade, para seu povo. Eu permito que você use meu trono e minha coroa. Dá o seu show na Vila novamente e se prepara para trazer o hexa pra gente. Lembra o que você prometeu? Eu vou, mas eu volto. Daqui de cima eu vou sempre aplaudir você, meu príncipe.”
– Texto do vídeo do Santos para Neymar
Fonte: 90min