spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalClaudia Sheinbaum diz que vai enviar carta ao Google após Golfo do...

    Claudia Sheinbaum diz que vai enviar carta ao Google após Golfo do México ser renomeado como Golfo da América

    Publicado há

    spot_img

    A presidente do México argumentou que a ordem que Trump assinou em seu primeiro dia de governo se aplica à plataforma continental do Golfo nos EUA, mas não ao corpo de água internacional

    A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta quarta-feira (29) que enviará uma carta ao Google depois deste renomear o Golfo do México como Golfo da América em seus mapas nos Estados Unidos, devido à ordem do presidente desse país, Donald Trump. Sheinbaum argumentou em entrevista coletiva que “o decreto do presidente Trump tem a ver com sua plataforma continental”, de modo que uma empresa de tecnologia deve distinguir entre o território dos EUA e as águas internacionais, além de brincar que pedirá para que a empresa chame os EUA da América Mexicana.

    “Estamos enviando uma carta ao Google primeiro para dizer: suponho que o Google Maps saberá sobre essa divisão internacional, também saberá qual é a organização que nomeia as mares internacionais e o que corresponderia, em qualquer caso, à plataforma continental”, disse. A presidente mexicana questionou a decisão do Google, que explicou ontem na rede social X (ex-Twitter) que renomeou o Golfo em seus mapas para os EUA, argumentando que esse é o nome oficial atual dessa região nesse país.

    A ordem que Trump assinou em seu primeiro dia de governo, em 20 de janeiro, se aplica à plataforma continental do Golfo nos EUA, mas não ao corpo de água internacional, argumentou Sheinbaum. “Amanhã mostraremos a carta que enviaremos hoje, porque é muito importante colocar tudo, como dizemos, em seu devido contexto nas publicações. Para mudar o nome de um mar internacional, não é um país que o muda, é uma organização internacional”, acrescentou.

    Sheinbaum insistiu que, para o resto do mundo, o mar continuará sendo chamado de Golfo do México, citando uma publicação do jornal britânico “The Telegraph” de que o Reino Unido não considerará o novo nome atribuído por Trump. Além disso, o presidente mexicano lembrou que nos mapas do século XVII, que já falavam do Golfo do México, o atual território dos EUA e Canadá também era chamado de “América Mexicana”, por isso brincou que pediria ao Google essa mudança.

    *Com informações da EFE
    Publicado por Carolina Ferreira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Grêmio e Novo Hamburgo Decidem Vaga na Semifinal do Gauchão 2026

    Partida decisiva ocorre neste sábado (7) na Arena do Grêmio.

    Flamengo busca reação no Cariocão 2026 sob pressão

    Após resultados ruins, Rubro-Negro enfrenta o Sampaio Corrêa-RJ no Maracanã precisando vencer e combinar resultados para avançar.

    Mercado da Bola Agitado Após Fechamento da Janela na Europa

    Transferências e rumores dominam os bastidores do futebol mundial. Veja os destaques!

    Moraes nega autorização do STF para juízes julgarem casos de parentes

    Ministro classificou a alegação como 'mentira absurda' durante sessão plenária.

    Relacionado

    Troca de Prisioneiros: EUA, Ucrânia e Rússia Chegam a Acordo Histórico

    Após cinco meses, 314 prisioneiros serão trocados. Negociações ocorreram em Abu Dhabi.

    Tratado Nuclear EUA-Rússia Expira: Ameaça à Segurança Global Aumenta

    Acordo Novo START, crucial para o controle de armas nucleares, chega ao fim. Mundo teme escalada.

    Estado Islâmico Ameaça o Mundo: ONU Alerta para Crescimento e Uso de IA

    Grupo terrorista expande atuação globalmente, com foco na África e uso crescente de tecnologia.