spot_img
Terça-feira, 10 Fevereiro, 2026
More
    InícioMato Grosso do SulMarconi Perillo discute fusão do PSDB com Riedel, Reinaldo e deputados de...

    Marconi Perillo discute fusão do PSDB com Riedel, Reinaldo e deputados de MS

    Publicado há

    spot_img

    Lideranças do partido em MS defendem união como alternativa para manter relevância nas eleições de 2026

    O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, esteve nesta quinta-feira (13) na sede do governo de Mato Grosso do Sul para discutir o futuro do partido com deputados estaduais e federais da sigla, além do governador Eduardo Riedel e do presidente estadual Reinaldo Azambuja. Diante da ameaça de se tornar um partido nanico, os tucanos avaliam uma fusão com outras legendas, com o PSD despontando como principal opção.

    Antes do encontro em Campo Grande, Perillo divulgou uma nota garantindo que “o PSDB não vai desaparecer”. No entanto, o texto também deixou claro que a direção nacional busca alternativas para superar a cláusula de desempenho mais rígida que entrará em vigor em 2026, o que inclui alianças estratégicas e a formação de chapas competitivas para eleições futuras.

    Após reunião a portas fechadas na Governadoria, os representantes do partido em Mato Grosso do Sul reforçaram a necessidade de uma fusão para garantir a sobrevivência da legenda. “O partido vai partir para uma fusão ou não vai sobreviver”, declarou o deputado federal Beto Pereira. Já Dagoberto Nogueira apontou que a falta de definição tem gerado insatisfação entre os parlamentares.

    “Acho que a saída é garantir tempo de TV e construir alianças. Tem que decidir logo, pois o PSDB só existe de fato em MS”, disse Dagoberto, destacando que o Estado é um dos poucos redutos da sigla, que ainda possui grande número de prefeituras.

    As discussões seguiram durante um almoço no Parque do Prosa. Marconi Perillo, Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja não deram declarações à imprensa, mas, segundo informações do Campo Grande News, os presidentes nacional e estadual do PSDB viajarão a São Paulo para avançar nas tratativas sobre a fusão.

    Para o deputado Jamilson Name, a tendência é que a união ocorra com o PSD, partido presidido por Gilberto Kassab. “Aqui em MS está bem encaminhado para o PSD. Acho que todo mundo vê isso com bons olhos. O Republicanos também seria uma possibilidade”, afirmou.

    Atualmente, o PSDB conta com apenas 13 deputados federais e 3 senadores, um reflexo dos fracos desempenhos eleitorais dos últimos anos. A decisão final sobre a fusão deve ocorrer até março.

    Últimas

    Macron critica acordo UE-Mercosul e pede proteção à indústria europeia

    Presidente francês classifica o acordo como 'ruim, antigo e mal negociado'. Ele defende salvaguardas e proteção para a indústria europeia.

    Gaeco deflagra nova operação em Terenos e cidades vizinhas

    Ação ocorre após operações anteriores que investigam fraudes em contratos públicos. Prefeito de Terenos segue afastado.

    Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, Campo Grande fortalece o Carnaval 2026

    O governador Eduardo Riedel recebeu, nesta segunda-feira (09/02/2026), a diretoria da Lienca (Liga das...

    Flamengo busca recuperação no Brasileirão contra o Vitória

    Após classificação no Carioca, Rubro-Negro precisa vencer para subir na tabela.

    Relacionado

    Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, Campo Grande fortalece o Carnaval 2026

    O governador Eduardo Riedel recebeu, nesta segunda-feira (09/02/2026), a diretoria da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas) para alinhar os últimos detalhes do Carnaval 2026...

    MS Abre Mais de 1.200 Empresas em Janeiro e Mantém Crescimento

    Mato Grosso do Sul registra o segundo melhor janeiro da história em abertura de empresas. Setor de serviços lidera.

    MS Incentiva Diálise Peritoneal para Mais Autonomia e Menos Deslocamentos

    Tratamento domiciliar melhora a vida de pacientes renais e conta com apoio do SUS.