spot_img
Sexta-feira, 19 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalLula comenta morte de Cacá Diegues, ícone do cinema brasileiro; veja repercussão

    Lula comenta morte de Cacá Diegues, ícone do cinema brasileiro; veja repercussão

    Publicado há

    spot_img

    Diretor de filmes como ‘Bye Bye Brasil’ e ‘Deus é Brasileiro’ faleceu na madrugada desta sexta-feira (14) aos 84 anos; o diretor também era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2018

    O falecimento do cineasta Cacá Diegues, aos 84 anos, em decorrência de complicações após uma cirurgia no Rio de Janeiro, gerou uma onda de lamento entre figuras proeminentes da cultura brasileira, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  Lula manifestou seu pesar pela perda, ressaltando a contribuição de Cacá para a cultura nacional. O presidente lembrou de obras marcantes do cineasta, como ‘Ganga Zumba’, ‘Xica da Silva’, ‘Bye, Bye Brasil’ e “Deus é Brasileiro”, que ajudaram a levar a cultura brasileira para as telas e a enriquecer o cinema do país. Cacá era visto como um pensador crítico, sempre pronto a se manifestar em tempos desafiadores.

    Reconhecido como um dos grandes nomes do cinema brasileiro, Cacá Diegues foi membro da Academia Brasileira de Letras desde 2018. Sua obra é marcada por uma combinação de popularidade e profundidade, abordando questões sociais e culturais com sensibilidade e inovação. O legado deixado por ele será eternamente lembrado e respeitado por todos que apreciam a arte.

    Além de Lula, diversas outras personalidades do meio artístico e literário também se manifestaram, expressando suas condolências e destacando a relevância de Cacá para a cultura do Brasil.

    “Cacá era, antes de tudo, um pensador do Brasil. Ele se posicionava nos momentos difíceis do país e não tinha uma questão ideológica para defender”, Merval Pereira, presidente da ABL.

    “Lamentamos profundamente a morte do cineasta e Acadêmico Cacá Diegues, aos 84 anos. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2018, Diegues foi um dos grandes nomes do cinema nacional. Sua obra equilibrou popularidade e profundidade artística ao abordar temas sociais e culturais com sensibilidade”, Academia Brasileira de Letras

    “Descanse em paz, grande amigo imortal Cacá Diegues”, Gilberto Gil, cantor.

    “O Brasil perde hoje um dos maiores cineastas do país. Expresso meus sentimentos aos familiares, aos amigos, aos fãs e às pessoas que tiveram o privilégio de acompanhar o trabalho do Cacá Diegues. Seu legado para o cinema será sempre lembrado e respeitado pelos milhares de fãs”, Cláudio Castro, Governador do Estado do Rio de Janeiro.

    “Lamento profundamente que saia de cena o último representante do cinema novo. Perde a cultura, perde o país e perdemos nós brasileiros. Obrigada Cacá por tanto” Lúcia Veríssimo, atriz.

    “Os companheiros vão indo embora e dá a impressão que o espaço está vazio. Mas tem sempre gente chegando, tem sempre uma renovação. Não tem o que lamentar do Cacá, ele fez aquilo que ele queria, e o que ele fez foi revertido para muita gente. Foi uma vida boa, uma vida produtiva”, Walter Lima Jr, diretor.

    “Dia triste para o nosso cinema. Foi embora o Cacá Diegues. R.I.P. Cacá”, Gloria Perez, autora de novelas.

    “Lá se foi o genial cineasta das Alagoas! A Caravana Rolidei suspense o espetáculo dessa noite em algum rincão perdido do Brasil. Descanse em paz, camarada” Xico Sá, escritor e jornalista.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA
    Publicado por Fernando Dias

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Aprovados do TJMS denunciam preterição após criação de 460 novos cargos

    Candidatos da área administrativa alegam falta de nomeações e desvio de função, enquanto Tribunal...

    Verão 2026 em MS: calor acima da média e chuvas regulares marcam a estação

    O prognóstico do Inmet aponta acumulados de até 600 mm para o trimestre, com...

    Operação Rodovida 2025/2026 começa hoje para reduzir acidentes nas rodovias de MS

    A maior ação nacional de segurança viária do país mobiliza Detran-MS, PRF e Polícia...

    Governador Riedel rejeita polarização em MS e projeta discussões de reeleição para 2026

    Em entrevista nesta quinta-feira (18), Eduardo Riedel (PP) reforçou que, embora seja de oposição...

    Relacionado

    Alckmin discute tarifas com secretário de Trump nesta quinta

    Expectativa é que seja discutido os setores que podem ser afetados por essas taxações, com destaque para o setor de aço e alumínio

    PGR rejeita pedido de Bolsonaro por ampliação de prazo para apresentar defesa ao STF

    Ministro Alexandre de Moraes já havia negado essa solicitação, destacando a ausência de fundamento legal para tal extensão

    Ronaldo Caiado afirma que irá lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência

    ‘Dia 4 de abril vou receber o título de cidadão baiano e vou lançar minha pré-candidatura; o Gusttavo Lima estará lá e vamos juntos caminhar os Estados’, disse o governador de Goiás