spot_img
Sexta-feira, 12 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalInternado com pneumonia, papa Francisco apresenta ‘leve melhora’

    Internado com pneumonia, papa Francisco apresenta ‘leve melhora’

    Publicado há

    spot_img

    O Vaticano informou que a ‘condição clínica do Santo Padre é estável’; à tarde, ele recebeu a visita no hospital da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, com quem passou 20 minutos

    Em novo boletim médico divulgado nesta quarta-feira (19), o Vaticano informou que exames de sangue do papa Francisco, 88 anos, mostraram “ligeira melhora”. “A condição clínica do Santo Padre é estável. Os exames de sangue, avaliados pela equipe médica, mostram uma ligeira melhora, particularmente nos índices inflamatórios”, diz o comunicado do Vaticano.

    Segundo o Vaticano, após o café da manhã, Francisco leu alguns jornais e depois foi trabalhar com seus colaboradores mais próximos. Antes do almoço, ele recebeu a eucaristia e, à tarde, ele recebeu a visita da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, com quem passou 20 minutos.

    O papa Francisco permanece internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma. Na terça-feira, após realização de exames, ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral. Ainda de acordo com o Vaticano, ele continua apresentando um “quadro clínico complexo” que requer tratamento médico adicional.

    O pontífice foi internado na sexta-feira (14), após uma semana de bronquite. Conforme a agência de notícias italiana Ansa, ele chegou ao Gemelli sem muito fôlego devido à dificuldade respiratória ligada a um excesso de muco, e um tratamento “caseiro” para bronquite não havia dado os resultados esperados

    Na segunda-feira (17), o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o Papa apresentava uma “infecção respiratória polimicrobiana”. Após a internação, a Santa Sé inicialmente cancelou sua agenda até quarta-feira, mas na terça-feira anunciou o cancelamento da audiência jubilar no sábado (22), e especificou que o papa também não presidiria a missa no domingo (23)

    O papa tem enfrentado problemas de saúde há muito tempo, incluindo episódios prolongados de bronquite. Durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, no último domingo (9), o pontífice pediu para um assistente ler o discurso por conta de dificuldades respiratórias.

    Ele usa um andador ou bengala para se mover. Em janeiro, sofreu uma queda em sua casa e machucou o braço direito. Na ocasião, teve de imobilizar o braço por precaução.

    Antes disso, o papa já havia aparecido com um hematoma após bater o queixo em sua mesinha de cabeceira. Eventualmente, ele também tem utilizado cadeira de rodas para se movimentar.

    *Com informações do Estadão Conteúdo
    Publicado por Carolina Ferreira

     

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Aposentados e pensionistas de MS já receberam R$ 39,6 milhões em ressarcimento por descontos indevidos

    O valor se refere a descontos associativos não autorizados em benefícios do INSS. O...

    Operação Paliteiro da PF mira contrabando de cigarro em MS e São Paulo

    A Polícia Federal deflagrou a operação nesta quinta-feira (11) para desarticular uma associação criminosa...

    Fiscalização aponta irregularidades em cinco de seis farmácias na fronteira

    O Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) identificou falhas graves de documentação e controle de medicamentos...

    Campo Grande lança licitação de R$ 42,5 milhões para recuperação do asfalto em 7 regiões

    O certame, marcado para 8 de janeiro, visa contratar uma empresa para a recuperação...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza