spot_img
Sexta-feira, 12 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPapa Francisco teve uma ‘noite tranquila’ após diagnóstico de uma pneumonia bilateral

    Papa Francisco teve uma ‘noite tranquila’ após diagnóstico de uma pneumonia bilateral

    Publicado há

    spot_img

    De acordo com boletim médico, pontífice de 88 anos continua apresentando um ‘quadro clínico complexo’ que exige tratamento médico adicional

    O papa Francisco, hospitalizado desde sexta-feira da semana passada e afetado por uma pneumonia bilateral, passou uma “noite tranquila”, anunciou o Vaticano nesta quarta-feira (19), em um momento de preocupação crescente com o estado de saúde do pontífice de 88 anos.

    “O papa passou uma noite tranquila, acordou e tomou café da manhã”, anunciou o Vaticano em um comunicado publicado em seu canal do Telegram.

    Francisco, hospitalizado desde o dia 14 de fevereiro no hospital Gemelli de Roma, foi submetido na terça-feira a uma tomografia torácica que revelou uma pneumonia bilateral. Ele continua apresentando um “quadro clínico complexo” que exige tratamento médico adicional, segundo o boletim médico publicado na noite de terça-feira.

    O jesuíta argentino, que sofre de problemas respiratórios e teve parte do pulmão direito removido quando tinha 21 anos, contraiu uma “infecção polimicrobiana, em um contexto de bronquiectasias e bronquite asmática”. O tratamento terapêutico é “complexo”, afirmou o comunicado.

    As notícias mais recentes provocaram grande preocupação com a saúde do chefe da Igreja Católica. Apesar das dificuldades, o papa ser recusou a reduzir a agenda sobrecarregada e o ritmo intenso de trabalho.

    Após sua internação, a Santa Sé cancelou os compromissos da agenda de Francisco até quarta-feira em um primeiro momento, mas na terça-feira anunciou o cancelamento de sua audiência jubilar de sábado e informou que o papa não presidiria a missa de domingo.

    Apesar dos frequentes problemas de saúde dos últimos anos – entre eles de quadril, dores no joelho que o obrigam a se locomover em cadeira de rodas, operações e infecções respiratórias – o argentino Jorge Bergoglio manteve uma agenda cheia e declarou que não tinha intenção de reduzir o ritmo. Os médicos insistem que ele deveria reduzir um pouco suas atividades.

    A hospitalização do papa, a quarta em menos de quatro anos, reacendeu o debate sobre sua saúde, especialmente porque a internação ocorre no início do ano jubilar da Igreja Católica, o que significa uma longa lista de eventos, muitos deles presididos pelo papa.

    Antes da hospitalização, Francisco pareceu debilitado, com o rosto inchado e a voz entrecortada. Ele delegou em várias ocasiões a seus assistentes a leitura de seus discursos.

    Conhecido por sua impetuosidade, Francisco prefere manter o ritmo de trabalho, sem aliviar sua agenda lotada. Em setembro de 2024, ele fez uma viagem de 12 dias por quatro países da Ásia e Oceania, a maior de seu papado em duração e distância.

    Desde sua eleição, o jesuíta sempre deixou aberta a opção de renunciar caso a saúde o impedisse de continuar desempenhando suas funções, como fez o seu antecessor, Bento XVI, o primeiro papa desde a Idade Média a renunciar, alegando problemas de saúde.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Victor Oliveira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Riedel entrega reforma de oito escolas em Três Lagoas com investimento de R$ 48 milhões

    As obras beneficiam 7.754 estudantes. O governador afirmou que mais de 70% da rede...

    TJMS alerta prefeituras do interior sobre golpe de criminosos que se passam por juízes

    Golpistas solicitam veículos e documentos de servidores públicos por telefone, alegando "diligências sigilosas e...

    Agente socioeducativo é suspenso por 60 dias por agressões a adolescente em Unei de MS

    A Sejusp aplicou a pena ao servidor João Antônio de Brito, um dos réus...

    Aposentados e pensionistas de MS já receberam R$ 39,6 milhões em ressarcimento por descontos indevidos

    O valor se refere a descontos associativos não autorizados em benefícios do INSS. O...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza