spot_img
Sexta-feira, 13 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalBolsonaro convoca protesto em São Paulo em defesa da anistia

    Bolsonaro convoca protesto em São Paulo em defesa da anistia

    Publicado há

    spot_img

    Decisão marca uma mudança em relação à sua proposta inicial de realizar um ‘único ato’ na praia de Copacabana, liderado por Silas Malafaia

    O ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, anunciou um protesto programado para o dia 6 de abril na Avenida Paulista, em São Paulo, em defesa da anistia. Além do ex-presidente, o pastor Silas Malafaia, aliado de Bolsonaro, organiza a manifestação. O protesto no Rio de Janeiro segue marcado para 16 de março. Essa decisão marca uma mudança em relação à sua proposta inicial de realizar um “único ato” na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O ex-secretário de Comunicação Social do governo Bolsonaro, Fábio Wajngarten, afirmou no X (antigo Twitter) que havia ordem “expressa” do ex-presidente para que os esforços da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fossem centrados em um protesto no Rio.

    Nesta quarta-feira, 26, porém, Malafaia divulgou um comunicado convocando apoiadores do ex-presidente para a Avenida Paulista. Mas na nova data. Em vídeo ao lado de aliados, compartilhado pelo pastor, o ex-presidente diz: “A nossa pauta: anistia e liberdade de expressão. Até lá, se Deus quiser”. A anistia defendida por Bolsonaro se refere aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Há projetos na Câmara e no Senado para perdoar condenações criminais de vândalos que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A proposta mais avançada tramita na Câmara e aguarda análise de uma comissão especial, que ainda não foi instalada.

    Os efeitos de uma lei aprovada nesse sentido poderiam, em tese, beneficiar o ex-presidente. Ainda é incerto que eles se aplicariam ao caso de Bolsonaro, mas ele tem se mobilizado para articular uma possível aprovação. Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito da tentativa de golpe. O ex-presidente foi denunciado por cinco crimes que, somados, podem condená-lo a condenado a mais de 43 anos de prisão, consideradas as penas máximas para cada delito e os agravantes.

    Em nota, a defesa de Jair Bolsonaro rebateu a denúncia da PGR chamando-a de “inepta”, “precária” e “incoerente”. Os advogados do ex-presidente também alegam que a denúncia é baseada em um acordo de colaboração “fantasioso” do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.

    A Paulista já foi o local de um protesto a favor do ex-presidente em 25 de fevereiro de 2024, duas semanas depois da deflagração da Operação Tempus Veritatis, que integrou a investigação a tentativa de golpe. Em 7 de setembro do ano passado, aliados de Bolsonaro voltaram a realizar uma manifestação no local.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
    Publicado por Fernando Dias

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Prefeitura de SP Afasta UpBus Ligada ao PCC do Transporte Público

    Alfa Rodobus assume as linhas da UpBus após investigação. Transwolff permanece sob gestão da SPTrans.

    Maioria dos Brasileiros Apoia Código de Ética no STF, Revela Pesquisa

    Levantamento Genial/Quaest aponta forte apoio à criação de um código de conduta para ministros do Supremo.

    Oposição Venezuelana Protesta por Anistia e Liberdade de Presos Políticos

    Manifestantes exigem libertação de detidos e transparência após a queda de Maduro.

    Rússia e Ucrânia: Negociações Territoriais Continuam Longe do Acordo

    Nova rodada de negociações busca solução para o conflito de quatro anos.

    Relacionado

    Prefeitura de SP Afasta UpBus Ligada ao PCC do Transporte Público

    Alfa Rodobus assume as linhas da UpBus após investigação. Transwolff permanece sob gestão da SPTrans.

    Maioria dos Brasileiros Apoia Código de Ética no STF, Revela Pesquisa

    Levantamento Genial/Quaest aponta forte apoio à criação de um código de conduta para ministros do Supremo.

    Deputado Federal: Funções, Poderes e Representatividade em MS

    Entenda o papel crucial do deputado federal no Congresso Nacional e sua importância para Mato Grosso do Sul.