O Botafogo encaminhou a contratação do técnico Renato Paiva, ex-Bahia, nesta quinta-feira (27). A informação foi publicada inicialmente pelo site ge. O salário e tempo de contrato ainda não foram divulgados. O cargo estava desocupado desde que Artur Jorge aceitou convite do Al Rayyan (Catar), em dezembro, logo após a disputa do Mundial de Clubes.
No Esquadrão o português teve 49% de aproveitamento após 49 jogos, sendo 19 vitórias, 15 empates e 15 derrotas. Conquistou o Campeonato Baiano, mas foi eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste e nas quartas de final da Copa do Brasil após perder nos pênaltis para o Grêmio. A situação piorou no Brasileirão, afinal o time lutou contra o rebaixamento até o final e terminou em 16º lugar, a primeira posição fora do Z4.
Natural de Pedrógão Pequeno, norte do país, Renato Paiva completa 55 anos em 22 de março. Iniciou a trajetória profissional nas categorias de base do Benfica, depois trabalhou no Independiente Del Valle (Equador), León (México) e Bahia. Ficou no Nordeste entre janeiro e setembro de 2023. Voltou à América do Norte para treinar o Toluca e não teve contrato renovado.
“Infelizmente, só olharam para os playoffs, esquecendo tudo o que fizemos nos torneios regulares. Chegamos com o clube em 13º e fizemos um 3º e um 2º lugar com números recordes. Mas, como aqui o que conta são os playoffs, não conseguimos avançar. Uma tristeza, já que temos toda a torcida grata e ao nosso lado, bem como os jogadores. Isso é o mais importante. Não fui demitido. Meu contrato de um ano acabou e não renovaram.”
– Renato Paiva ao site BNEWS
Fonte: 90min