Fiscalização acontece uma semana após o Exército fechar trilhas ilegais na fronteira com a Bolívia
Uma operação realizada nesta quinta-feira (16), em Corumbá, apreendeu mais de uma tonelada de produtos irregulares vindos da Bolívia. A maioria das mercadorias incluía alimentos, combustíveis e roupas falsificadas.
A ação foi feita por um grupo formado pela Receita Federal, Polícia Militar, Ministério da Agricultura e Agetrat (Agência Municipal de Trânsito). Eles intensificaram as fiscalizações após o Exército fechar várias trilhas clandestinas na região de fronteira.
Com as rotas ilegais bloqueadas, contrabandistas passaram a usar o Posto Esdras, próximo à alfândega, para tentar entrar no Brasil. Durante a operação, os agentes encontraram um veículo com placas adulteradas e cerca de 300 litros de gasolina.
Além disso, a Receita informou que foram vistoriados veículos em trilhas ainda ativas, principalmente nos acessos à feirinha boliviana. Esses caminhos são frequentemente usados para transporte de mercadorias ilegais.
Na semana passada, o Exército usou pedras e abriu valas para impedir o trânsito de cargas clandestinas, drogas e armas. Os bloqueios foram feitos em áreas públicas do lado brasileiro da fronteira.
Apesar da ação, o risco de novas tentativas de contrabando permanece. A região da fronteira seca é extensa, o que exige fiscalização constante para impedir o retorno das rotas ilegais.