Risco de quedas de energia, alagamentos e descargas elétricas até quarta-feira (23)
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de chuvas intensas para 44 cidades do interior de Mato Grosso do Sul. A previsão é de volume de chuva entre 20 e 30 milímetros, com rajadas de vento de até 60 km/h. Há risco de quedas de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até as 9h de quarta-feira (21).
Em Campo Grande, a previsão indica pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite, com temperatura máxima de 30°C. A chuva forte no sudoeste do estado continua impactando o tráfego na BR-267, especialmente entre os municípios de Jardim, Caracol e Porto Murtinho. Um trecho da rodovia segue totalmente interditado, segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Para evitar acidentes durante o período chuvoso, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Além disso, é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Na sexta-feira (19), quatro pessoas foram resgatadas após uma caminhonete ser arrastada pela força da água ao tentar atravessar uma ponte encoberta pelo transbordamento do Córrego Vacadiga, na rodovia estadual MS-472, em Bela Vista, região do Apaporé.
As cidades que estão sob alerta são: Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Eldorado, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquirai, Japorã, Jardim, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora e Tacuru.