Transportes de calor e umidade, aliados a baixa pressão, devem provocar tempestades com raios e rajadas de vento em diversas regiões do Estado.
A semana em Mato Grosso do Sul será marcada por instabilidades. Nesta quarta-feira (23), o tempo deve mudar entre a tarde e a noite, com chuvas e tempestades acompanhadas de raios e ventos fortes. O fenômeno está ligado ao intenso transporte de calor e umidade vindo da região amazônica, somado à presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e a Argentina.
Em Campo Grande, a previsão indica manhãs amenas, com termômetros entre 21°C e 23°C. Durante o dia, a máxima pode chegar aos 29°C. Além disso, os ventos devem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h.
As temperaturas variam de acordo com cada região:
Sul e sudeste: mínimas entre 18°C e 20°C; máximas entre 25°C e 28°C.
Sudoeste e Pantanal: mínimas de 23°C a 25°C; máximas entre 28°C e 31°C.
Bolsão, leste e norte: mínimas de 20°C a 23°C; máximas variando de 29°C a 33°C.
A instabilidade continuará na quinta-feira (24). O aumento das nuvens deve ser ainda mais perceptível, com chances maiores de chuvas fortes e tempestades em grande parte do Estado.
Esse cenário será reforçado pela atuação de cavados em médios níveis da atmosfera. Além disso, a combinação entre calor, umidade e pressão baixa deve manter os temporais. Algumas regiões, principalmente o sul, sudeste e sudoeste, poderão registrar volumes superiores a 40 mm de chuva em apenas 24 horas.