Ciclone extratropical pode provocar frio abaixo dos 12°C e chuvas fortes em várias regiões do Estado
A última semana de abril deve ser marcada por tempo instável, frio e muita chuva em Mato Grosso do Sul. Conforme previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), um ciclone extratropical que se forma entre o domingo (27) e segunda-feira (28) promete mudar o clima em todo o Estado.
De acordo com o órgão, a formação do ciclone no litoral da Região Sul do Brasil, junto com outros fatores como o transporte de umidade e uma área de baixa pressão sobre a Argentina e o Paraguai, deve trazer chuvas intensas, raios, rajadas de vento e até alagamentos em MS. Os volumes de chuva podem ultrapassar os 50 milímetros em apenas 24 horas.
A virada no tempo começa com mais força a partir de domingo, mas é na terça (29) e quarta-feira (30) que a frente fria avança sobre o território sul-mato-grossense, derrubando as temperaturas.
Porto Murtinho pode registrar mínima de 12°C, enquanto Ponta Porã pode chegar a 14°C. Já em Dourados, a previsão é de 16°C, e em Campo Grande os termômetros devem marcar 18°C nas primeiras horas do dia. O sul do Estado será a região mais afetada pelo frio intenso.
O Cemtec alerta ainda que a combinação de umidade, vento e queda nas temperaturas reforça a necessidade de atenção da população, especialmente em áreas com histórico de alagamentos ou mais vulneráveis ao frio.


