spot_img
Terça-feira, 29 Abril, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulINSS recebe 1,9 milhão de pedidos para excluir descontos não autorizados

    INSS recebe 1,9 milhão de pedidos para excluir descontos não autorizados

    Publicado há

    spot_img

    Cobranças foram feitas sem autorização e causaram sobrecarga no atendimento e prejuízo de R$ 5,9 milhões aos cofres públicos.


    Uma auditoria interna do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) revelou que, entre janeiro de 2023 e maio de 2024, mais de 1,9 milhão de beneficiários procuraram atendimento presencial para cancelar descontos associativos não autorizados. Os dados vieram à tona após o fim do sigilo da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal.

    O levantamento mostra que 90% dos pedidos relataram cobranças sem autorização. As mensalidades foram incluídas por entidades no sistema do INSS sem o consentimento dos segurados. Como consequência, o órgão enfrentou sobrecarga no atendimento e aumento expressivo nas filas.

    Esses pedidos representaram 16,6% de todas as solicitações recebidas pelo INSS no período. Técnicos da autarquia calcularam que o esforço para atender a essa demanda consumiu o equivalente a mais de 49 mil dias de trabalho de um servidor público com jornada de oito horas.

    Além disso, os auditores apontaram um prejuízo de R$ 5,9 milhões aos cofres públicos. Esse valor corresponde ao custo operacional das consignações feitas pela Dataprev, empresa responsável pelo sistema da Previdência. Embora as associações devessem arcar com esse custo, a ausência de contratos diretos fez com que o INSS pagasse a conta.

    A auditoria concluiu que, se as regras de consentimento tivessem sido respeitadas, mais de um milhão de pedidos poderiam ter sido evitados.

    Resposta do INSS – Após a deflagração da operação, o INSS afirmou que apenas um dos 11 grupos investigados firmou acordo com a autarquia em 2023. O órgão ressaltou que os descontos ocorreram em gestões anteriores e declarou que não comenta processos judiciais em andamento.

    Últimas

    Sargento da PM que matou encanador se apresenta à polícia

    Crime foi presenciado pelos quatro filhos da vítima; PM já responde a investigação na...

    Corumbá tem projeto no PAC para intervir nas áreas ocupadas de alto risco

    Após novo deslizamento, município quer obras de contenção para evitar novos desastres em encostas...

    PMA instala câmeras no Pantanal após ataque de onça

    Ação busca monitorar fauna, aumentar a segurança e reforçar combate a crimes ambientais na...

    STF autoriza partilha de bens antes do pagamento do ITCMD

    Cobrança do imposto continua obrigatória e poderá ser exigida depois da homologação. O Supremo Tribunal...

    Relacionado

    Sargento da PM que matou encanador se apresenta à polícia

    Crime foi presenciado pelos quatro filhos da vítima; PM já responde a investigação na Polícia Civil e a processo interno na corporação O 3º sargento...

    Corumbá tem projeto no PAC para intervir nas áreas ocupadas de alto risco

    Após novo deslizamento, município quer obras de contenção para evitar novos desastres em encostas já marcadas por mortes e desabamentos O deslizamento registrado no dia...

    PMA instala câmeras no Pantanal após ataque de onça

    Ação busca monitorar fauna, aumentar a segurança e reforçar combate a crimes ambientais na região de Touro Morto. A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato...