spot_img
Terça-feira, 29 Abril, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulPMA instala câmeras no Pantanal após ataque de onça

    PMA instala câmeras no Pantanal após ataque de onça

    Publicado há

    spot_img

    Ação busca monitorar fauna, aumentar a segurança e reforçar combate a crimes ambientais na região de Touro Morto.


    A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul começou nesta segunda-feira (28) a instalar câmeras trap no Pantanal. A iniciativa ocorre após o ataque de uma onça-pintada que resultou na morte de Jorge Ávalo, de 60 anos, caseiro do pesqueiro Touro Morto.

    A operação tem apoio do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e visa monitorar a presença de animais silvestres, prevenir novos incidentes e aumentar a segurança de moradores e turistas. Além disso, as imagens coletadas pelas câmeras vão contribuir com pesquisas sobre o comportamento, a distribuição e a população de espécies da fauna local.

    O governo estadual incluiu essa ação em um conjunto de medidas para preservar o meio ambiente e evitar novos ataques. Os dados obtidos também ajudarão na fiscalização contra crimes ambientais, especialmente caça e ceva — prática proibida pela Lei Federal nº 9.605/1998.

    A PMA alertou que alimentar animais silvestres é crime ambiental. Isso porque a ação muda o comportamento natural das espécies e compromete o equilíbrio ecológico. A orientação é manter distância e não interagir com os bichos, mesmo em áreas de turismo.

    O caso – Jorge Ávalo, conhecido como Jorginho, desapareceu no dia 21 de abril. Ele trabalhava havia 20 anos no pesqueiro Touro Morto, localizado no Pantanal, e era conhecido por registrar em fotos e vídeos a presença de onças na região. Um pescador que foi ao local comprar mel notou seu sumiço. No dia seguinte, os restos mortais de Jorginho foram encontrados a 300 metros do local do ataque.

    Segundo o delegado Luis Fernando Mesquita, de Aquidauana, o caso não tem relação com crime humano. “Não há dúvida de que o ataque foi de um animal de grande porte”, afirmou.

    Onça debilitada – A PMA capturou a onça-pintada na madrugada de quinta-feira (25), por volta das 3h. O animal foi levado ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande. Trata-se de um macho adulto com 94 kg, embora seu peso ideal seja de aproximadamente 120 kg. Exames veterinários apontaram desidratação e alterações no fígado, rins e sistema gastrointestinal.

    Últimas

    Ônibus com trabalhadores da Suzano cai de ponte após pneu estourar em Camapuã

    Várias vítimas ficaram gravemente feridas, mas foram estabilizadas; causas do acidente ainda serão investigadas Um...

    Sargento da PM que matou encanador se apresenta à polícia

    Crime foi presenciado pelos quatro filhos da vítima; PM já responde a investigação na...

    Corumbá tem projeto no PAC para intervir nas áreas ocupadas de alto risco

    Após novo deslizamento, município quer obras de contenção para evitar novos desastres em encostas...

    INSS recebe 1,9 milhão de pedidos para excluir descontos não autorizados

    Cobranças foram feitas sem autorização e causaram sobrecarga no atendimento e prejuízo de R$...

    Relacionado

    Ônibus com trabalhadores da Suzano cai de ponte após pneu estourar em Camapuã

    Várias vítimas ficaram gravemente feridas, mas foram estabilizadas; causas do acidente ainda serão investigadas Um ônibus que transportava cerca de 40 trabalhadores a serviço da...

    Sargento da PM que matou encanador se apresenta à polícia

    Crime foi presenciado pelos quatro filhos da vítima; PM já responde a investigação na Polícia Civil e a processo interno na corporação O 3º sargento...

    Corumbá tem projeto no PAC para intervir nas áreas ocupadas de alto risco

    Após novo deslizamento, município quer obras de contenção para evitar novos desastres em encostas já marcadas por mortes e desabamentos O deslizamento registrado no dia...