Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, ações vão reforçar a importância da prudência ao volante durante todo o mês de maio
Foi lançada nesta segunda-feira (5), em Brasília, a campanha Maio Amarelo 2025, que traz como tema central “Desacelere: seu bem maior é a vida”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar condutores sobre os riscos da velocidade excessiva, distrações ao volante e desrespeito às normas de trânsito, responsáveis por milhares de mortes todos os anos.
De acordo com dados de 2023 do DataSUS, do Ministério da Saúde, uma pessoa morre a cada 15 minutos em acidentes de trânsito no Brasil. Foram 34.881 óbitos no último ano, número que representa aumento de 987 mortes em comparação com 2022. Excesso de velocidade, imprudência e uso do celular ao dirigir estão entre os principais fatores de risco.
Durante o lançamento da campanha, o secretário Nacional de Trânsito, Adroaldo Catrão, destacou que a escolha do tema velocidade foi baseada em evidências científicas. Segundo ele, a campanha busca dialogar com o estilo de vida acelerado da sociedade atual. “Não estamos falando apenas de fiscalização ou multas. A solução também passa por pequenas mudanças viárias e de comportamento humano, além da educação no trânsito”, afirmou.
Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, somente em rodovias federais, já foram registrados em 2024 mais de 73 mil acidentes. Esses acidentes resultaram em 84.489 feridos e 6.160 mortes. Esse é o quarto ano seguido de aumento nas mortes nas estradas federais, com alta de 10% em relação ao ano anterior.
O presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Givaldo Vieira, também reforçou a necessidade de conscientização da população, especialmente no que diz respeito à saúde mental. “Desacelerar a vida como um todo é essencial. Muitas infrações estão ligadas ao uso excessivo do celular, como ultrapassar sinal vermelho ou não usar equipamentos obrigatórios”, alertou.
O que é o Maio Amarelo
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, o Maio Amarelo nasceu dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011–2020). A cor amarela representa atenção e advertência no trânsito, sendo utilizada como símbolo para chamar a atenção da sociedade sobre o alto número de acidentes e mortes.
Neste ano, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) também definiu o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A proposta é reforçar que a mobilidade segura só é possível com a responsabilidade individual se tornando um valor coletivo.
“A verdadeira mobilidade se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Com responsabilidade compartilhada, podemos transformar nossas ruas e estradas em espaços mais inclusivos e protegidos”, diz a mensagem oficial da campanha.