spot_img
Terça-feira, 10 Fevereiro, 2026
More
    InícioMato Grosso do SulCampanha Maio Amarelo 2025 alerta para os perigos da velocidade no trânsito

    Campanha Maio Amarelo 2025 alerta para os perigos da velocidade no trânsito

    Publicado há

    spot_img

    Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, ações vão reforçar a importância da prudência ao volante durante todo o mês de maio

    Foi lançada nesta segunda-feira (5), em Brasília, a campanha Maio Amarelo 2025, que traz como tema central “Desacelere: seu bem maior é a vida”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar condutores sobre os riscos da velocidade excessiva, distrações ao volante e desrespeito às normas de trânsito, responsáveis por milhares de mortes todos os anos.

    De acordo com dados de 2023 do DataSUS, do Ministério da Saúde, uma pessoa morre a cada 15 minutos em acidentes de trânsito no Brasil. Foram 34.881 óbitos no último ano, número que representa aumento de 987 mortes em comparação com 2022. Excesso de velocidade, imprudência e uso do celular ao dirigir estão entre os principais fatores de risco.

    Durante o lançamento da campanha, o secretário Nacional de Trânsito, Adroaldo Catrão, destacou que a escolha do tema velocidade foi baseada em evidências científicas. Segundo ele, a campanha busca dialogar com o estilo de vida acelerado da sociedade atual. “Não estamos falando apenas de fiscalização ou multas. A solução também passa por pequenas mudanças viárias e de comportamento humano, além da educação no trânsito”, afirmou.

    Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, somente em rodovias federais, já foram registrados em 2024 mais de 73 mil acidentes. Esses acidentes resultaram em 84.489 feridos e 6.160 mortes. Esse é o quarto ano seguido de aumento nas mortes nas estradas federais, com alta de 10% em relação ao ano anterior.

    O presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Givaldo Vieira, também reforçou a necessidade de conscientização da população, especialmente no que diz respeito à saúde mental. “Desacelerar a vida como um todo é essencial. Muitas infrações estão ligadas ao uso excessivo do celular, como ultrapassar sinal vermelho ou não usar equipamentos obrigatórios”, alertou.

    O que é o Maio Amarelo

    Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, o Maio Amarelo nasceu dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011–2020). A cor amarela representa atenção e advertência no trânsito, sendo utilizada como símbolo para chamar a atenção da sociedade sobre o alto número de acidentes e mortes.

    Neste ano, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) também definiu o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A proposta é reforçar que a mobilidade segura só é possível com a responsabilidade individual se tornando um valor coletivo.

    “A verdadeira mobilidade se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Com responsabilidade compartilhada, podemos transformar nossas ruas e estradas em espaços mais inclusivos e protegidos”, diz a mensagem oficial da campanha.

    Últimas

    Voto no Brasil: Entenda as regras de idade e obrigatoriedade

    Saiba com quantos anos o voto é obrigatório e facultativo no Brasil. A Constituição Federal de 1988 define as regras.

    Câmara aprova urgência para quebra de patente de Mounjaro e Zepbound

    Medicamentos poderão ser votados no plenário sem passar por comissões.

    Rei Charles III Preocupado com Acusações Contra Ex-Príncipe Andrew

    Polícia investiga se Andrew compartilhou informações confidenciais com Jeffrey Epstein.

    Venezuela adia votação de lei de anistia em meio à pressão internacional

    Parlamento venezuelano suspende sessão que votaria lei para libertar presos políticos. EUA pressionam o país.

    Relacionado

    Sejusp define metas para 2026: Segurança e qualidade de vida em MS

    Vigilância na fronteira e combate ao crime são prioridades da Sejusp em Mato Grosso do Sul.

    MS cria Fórum Permanente para Mulheres e fortalece políticas públicas

    Governo de MS lança fórum para articular ações e auxiliar municípios. O foco é fortalecer políticas públicas para mulheres em todo o estado.

    Nova Andradina Economiza 50% com Trabalho Prisional em Parceria com Agepen

    Convênio garante economia e amplia política de trabalho para presos em MS.