spot_img
Segunda-feira, 9 Fevereiro, 2026
More
    InícioMato Grosso do SulInvestigação aponta advogada como gestora financeira de núcleo do PCC em MS

    Investigação aponta advogada como gestora financeira de núcleo do PCC em MS

    Publicado há

    spot_img

    Advogada e outra mulher tiveram prisão convertida em medidas cautelares; grupo é suspeito de movimentar mais de R$ 8 milhões

    Dos 19 presos na Operação Chiusura, deflagrada em março deste ano pela Polícia Civil do Distrito Federal, 14 continuam atrás das grades até, pelo menos, o mês de maio. A investigação aponta conexão entre quatro núcleos criminosos especializados no tráfico de drogas, entre eles o chamado “Núcleo Mato Grosso do Sul”, vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

    Entre os alvos do núcleo de MS, estão Aline Gabriela Brandão e Andressa Almeida Fernandes. Ambas tiveram a prisão convertida em medidas cautelares pelo juiz Ângelo Pinheiro Fernandes de Oliveira, da 4ª Vara de Entorpecentes do DF. O magistrado considerou que elas são mães de filhos menores de 12 anos, que dependem de seus cuidados.

    De acordo com a Polícia Civil, Aline, que é advogada, seria a gestora financeira do grupo. Ela é apontada como responsável por movimentações financeiras suspeitas e pelo uso de empresas de fachada para encobrir ações relacionadas ao tráfico de drogas. Procurada, a advogada afirmou que não irá comentar o caso, que ainda está sob investigação.

    Os documentos da investigação, que tiveram o sigilo suspenso no fim de março, revelam que o grupo também é chamado de “Sinaloa”, em alusão a um dos maiores cartéis do México. A polícia acredita que possa haver ligação internacional entre o PCC e o cartel mexicano.

    Além de Aline e Andressa, outros nomes ligados ao núcleo de MS também são citados, como Rodrigo José Martins da Silva, apontado como administrador oculto; Pedro Jorge Martins da Silva, laranja patrimonial; e Ronaldo Cardoso, responsável pela parte financeira. Ronaldo é conhecido como “Ronaldo da CAB” e foi candidato a vereador em Campo Grande pelo Podemos.

    Rodrigo e Pedro Jorge são irmãos de Thiago Gabriel Martins da Silva, o “Thiaguinho do PCC” ou “Especialista”. Ele foi preso na Bolívia em agosto de 2023, com granadas e uma aeronave carregada de cocaína. Aline Brandão é ex-esposa de Thiago.

    Segundo a polícia, Andressa, mulher de Pedro Jorge, seria responsável pela movimentação suspeita de R$ 8,1 milhões. Já Ronaldo, segundo escutas, teria “ajudado nos negócios do chefe” e recebia dinheiro enviado por Thiago.

    A investigação começou após a prisão de Lucas Caetano e Rafaela Lopes, em junho de 2023, com drogas e anotações. A quebra de sigilo telefônico revelou uma teia de relações criminosas. A partir disso, a polícia identificou os quatro núcleos operando em conjunto: Planaltina/DF, Barbosa/GO, Nordeste/AL e Mato Grosso do Sul.

    A Operação Chiusura foi deflagrada no dia 28 de março, com 71 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão em diversos estados. A defesa de Aline tentou converter a prisão em domiciliar, alegando que ela tem filhos e que os crimes atribuídos não envolvem violência. O pedido foi negado inicialmente, mas, no fim de abril, ela recebeu o benefício das medidas cautelares.

    As condições impostas incluem: manter endereço atualizado, não sair do país sem autorização judicial, não manter contato com outros investigados e não realizar movimentações patrimoniais sem o aval da Justiça.

    Outras duas investigadas também receberam o mesmo benefício. Uma quinta acusada, Janaína Lira da Silva, do núcleo de Planaltina, segue presa por ter sido flagrada com drogas e armas durante a operação.

    Últimas

    Rei Charles III Preocupado com Acusações Contra Ex-Príncipe Andrew

    Polícia investiga se Andrew compartilhou informações confidenciais com Jeffrey Epstein.

    Venezuela adia votação de lei de anistia em meio à pressão internacional

    Parlamento venezuelano suspende sessão que votaria lei para libertar presos políticos. EUA pressionam o país.

    FBI encerra investigação sobre Jeffrey Epstein sem indiciar outros envolvidos

    Agência conclui que não há provas de esquema de tráfico sexual liderado pelo bilionário.

    Extradição de Zambelli: Justiça Italiana Define Futuro da Ex-Deputada

    Após adiamentos, julgamento crucial decide se Zambelli será extraditada para o Brasil. A defesa alega perseguição.

    Relacionado

    Sejusp define metas para 2026: Segurança e qualidade de vida em MS

    Vigilância na fronteira e combate ao crime são prioridades da Sejusp em Mato Grosso do Sul.

    MS cria Fórum Permanente para Mulheres e fortalece políticas públicas

    Governo de MS lança fórum para articular ações e auxiliar municípios. O foco é fortalecer políticas públicas para mulheres em todo o estado.

    Nova Andradina Economiza 50% com Trabalho Prisional em Parceria com Agepen

    Convênio garante economia e amplia política de trabalho para presos em MS.