Apesar da grande apreensão, juiz entendeu que não havia risco à ordem pública e concedeu liberdade provisória
Enquanto a PRF comemorava a apreensão de mais de uma tonelada de cocaína em apenas 24 horas, a Justiça agiu com rapidez e libertou um dos motoristas envolvidos. Ele havia sido flagrado transportando 560,7 quilos de pasta-base de cocaína na manhã de sábado (10), mas já estava em liberdade provisória às 20h08 do domingo (11).
A droga foi encontrada durante uma abordagem de rotina na BR-262, em Terenos. O condutor, visivelmente nervoso, apresentou informações contraditórias sobre o carregamento, alegando que levava minério de Corumbá para Minas Gerais. A suspeita levou os policiais a acionarem o grupo de operações com cães, que indicaram a presença de droga no semirreboque. Após a revista, os quase 561 kg de cocaína foram localizados.
A carga tem alto valor de mercado e pode chegar a R$ 22 milhões se for enviada à Europa. Só na fronteira de Mato Grosso do Sul, já vale R$ 4,2 milhões.
Mesmo diante da quantidade expressiva, o juiz plantonista Maurício Cleber Miglioranzi Santos entendeu que não havia necessidade de manter o condutor preso. Segundo a decisão, o réu tem 48 anos, não possui antecedentes criminais, é pai de quatro filhos (três menores de idade) e não há indícios de envolvimento com organização criminosa.