Abastecimento será normalizado apenas na quinta-feira, após rompimento de adutora na BR-163
Quase metade da população de Dourados segue sem abastecimento regular de água tratada, mesmo com o início da retomada parcial do serviço. A normalização total só deve ocorrer na quinta-feira (15), segundo a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
O desabastecimento começou ainda na segunda-feira (12), afetando cerca de 45% dos moradores. O motivo foi o rompimento de uma adutora de grande porte na BR-163, nas proximidades de uma usina de etanol de milho, a cerca de 251 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com a estatal, uma falha de pressão em uma curva da rede causou o deslocamento da tubulação e comprometeu a estabilidade do solo. Para resolver o problema, foi necessário escorar e ancorar a rede no Rio Dourados.
Segundo o diretor comercial e de operações da Sanesul, Madson Valente, o bombeamento foi retomado, mas está sendo feito de forma gradual para evitar novos danos. “A água começa a chegar nos bairros mais baixos com pressão reduzida. A expectativa é de normalização em toda a cidade até quinta-feira”, afirmou.
Mesmo com a retomada parcial, regiões como Jardim Maracanã, Vila Índio, BNH e Centro continuam sem água desde terça-feira (13).
A situação também impactou diretamente a educação municipal. A Secretaria de Educação suspendeu as aulas em todas as 45 escolas e 39 centros de educação infantil, atingindo cerca de 34 mil alunos.