Prefeito denuncia invasão pela segunda vez e boletim de ocorrência foi registrado após conteúdo enganoso ser divulgado no portal oficial
A Prefeitura de Japorã, cidade localizada a 467 km de Campo Grande, denunciou nesta terça-feira (13) a invasão do site oficial do município. O caso foi registrado na polícia após a publicação de notícias falsas, entre elas uma que anunciava, de forma fraudulenta, a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o prefeito Vitor Malaquias (PSDB), essa é a segunda vez que o portal da administração municipal é acessado de forma indevida. “Nosso site foi invadido pela segunda vez e fizemos o boletim de ocorrência”, declarou o gestor.
O ataque virtual teria ocorrido no último dia 5 de maio, quando um invasor não identificado usou uma senha para inserir duas falsas reportagens. A primeira relatava uma suposta fraude no INSS envolvendo o presidente e parlamentares, e a segunda, mais grave, afirmava falsamente que Lula teria morrido aos 79 anos em decorrência de uma parada cardíaca no dia 7 de maio.
A notícia falsa foi publicada na capa do site da prefeitura, com tom de homenagem póstuma. O conteúdo afirmava que a morte do petista “pegou de surpresa” os brasileiros e que o país se preparava para “se despedir de uma das figuras mais influentes de sua história recente”.
O boletim de ocorrência foi registrado por um advogado da prefeitura, que informou não ter conhecimento da autoria da invasão. A Polícia Civil deverá investigar o caso.
Até o momento, o site oficial foi restaurado, mas o caso gerou repercussão entre moradores e autoridades da região.