Aporte fortalece capacidade de investimento do banco em projetos de desenvolvimento no Sul e Centro-Oeste
Os governadores de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul aprovaram o aumento do capital social do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O novo valor, que passou a ser de R$ 600 milhões, foi publicado nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial do Estado.
Com essa autorização, os estados controladores irão aportar recursos para fortalecer a capacidade financeira do banco. A medida representa mais fôlego para a concessão de crédito a empresas e projetos que impulsionem o desenvolvimento econômico regional.
Desde junho de 2023, Mato Grosso do Sul integra o quadro de sócios do BRDE. A entrada do Estado ampliou o alcance da instituição, que agora atende também o Centro-Oeste, além da Região Sul.
Na prática, os governadores estão injetando mais dinheiro no banco para que ele possa aumentar sua atuação, especialmente em áreas estratégicas como inovação, infraestrutura e sustentabilidade.
A elevação do capital social reafirma o compromisso dos estados com o fomento ao crescimento regional e à geração de empregos por meio do crédito produtivo.