spot_img
Segunda-feira, 19 Maio, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulSucessor de Marcola no PCC é preso na Bolívia e entregue à...

    Sucessor de Marcola no PCC é preso na Bolívia e entregue à PF em Corumbá

    Publicado há

    spot_img

    Marcos Roberto de Almeida, o “Tuta”, foi capturado com identidade falsa e deportado ao Brasil sob forte esquema de segurança

    Apontado como o novo líder da facção criminosa PCC após a prisão de Marcola, o criminoso Marcos Roberto de Almeida, conhecido como “Tuta”, foi entregue à Polícia Federal na manhã deste domingo (18), na fronteira entre a Bolívia e Corumbá (MS). A operação mobilizou mais de 50 agentes e contou com reforço de diversas unidades de segurança.

    Tuta foi capturado no sábado (17), ao tentar renovar a Cédula de Identidade Estrangeira usando o nome falso de Maicon da Silva. O flagrante aconteceu em um centro comercial da Bolívia. Policiais locais perceberam que o documento era falso e acionaram a Interpol e a Polícia Federal brasileira em Santa Cruz de la Sierra. A prisão foi executada pela Força Especial de Luta Contra o Crime Organizado (FELCC).

    A entrega às autoridades brasileiras ocorreu por volta das 6h da manhã, na linha internacional. Após os trâmites, Tuta foi escoltado até o Aeroporto Internacional de Corumbá, de onde seguiu em um avião da PF com destino a Brasília. A decolagem aconteceu pouco antes das 12h20.

    Segundo o Ministério Público de São Paulo, Marcos assumiu o comando do PCC após a transferência de Marcola para um presídio federal em 2019. Embora já integrasse a alta cúpula da facção, ele teria sido oficialmente indicado por Marcola como o novo líder tanto dentro quanto fora dos presídios.

    Em 2020, Tuta foi um dos principais alvos da operação Sharks e passou a ser considerado foragido. Na época, o MP confirmou que ele possuía cargo diplomático no consulado de Moçambique em Belo Horizonte, o que facilitava sua movimentação internacional. Além disso, investigações revelaram conexões do criminoso com redes operantes no Paraguai, na Bolívia e na África.

    No mesmo ano, circularam rumores de que ele havia sido morto pelo chamado tribunal do crime após ordenar execuções sem autorização. Contudo, o Ministério Público descobriu que a falsa informação servia apenas para despistar as autoridades.

    Atualmente, Tuta tem duas ordens de prisão em aberto e já foi condenado a mais de 12 anos por associação criminosa e lavagem de dinheiro. Ele também é investigado por levantar dados de policiais e autoridades que poderiam ser alvos da facção, além de planejar o resgate de lideranças do PCC.

    Últimas

    Empresário é preso com 235 kg de cocaína escondidos entre fardos de erva-mate

    Ação da PRF durante operação em Dourados resulta em três presos e grande apreensão...

    Organizador de rinhas flagrado com 44 galos é multado em R$ 132 mil

    Polícia flagrou 44 animais feridos em estrutura montada para lutas ilegais no Bairro Tarumã Um...

    Frio intenso ainda deve demorar para chegar a MS

    Até o fim de maio, temperaturas ficarão acima de 9 °C na maior parte do...

    Jovem desaparecido é encontrado após pedalar mais de 100 km até rodovia em MS

    João Pedro ficou quatro dias sumido e foi achado desorientado às margens da BR-163,...

    Relacionado

    Empresário é preso com 235 kg de cocaína escondidos entre fardos de erva-mate

    Ação da PRF durante operação em Dourados resulta em três presos e grande apreensão de droga Durante uma ação da Operação Frete Ouro Branco, a...

    Organizador de rinhas flagrado com 44 galos é multado em R$ 132 mil

    Polícia flagrou 44 animais feridos em estrutura montada para lutas ilegais no Bairro Tarumã Um idoso de 63 anos, identificado como Israel Ribeiro de Oliveira,...

    Frio intenso ainda deve demorar para chegar a MS

    Até o fim de maio, temperaturas ficarão acima de 9 °C na maior parte do Estado O frio mais rigoroso, tão temido por muitos sul-mato-grossenses, ainda...