spot_img
Segunda-feira, 9 Fevereiro, 2026
More
    InícioMato Grosso do SulTrês frigoríficos de MS têm exportação de frango suspensa pela China

    Três frigoríficos de MS têm exportação de frango suspensa pela China

    Publicado há

    spot_img

    Unidades da BRF, Bello Alimentos e Seara foram afetadas pela medida que segue protocolo sanitário internacional

    Três frigoríficos de Mato Grosso do Sul tiveram as exportações de carne de frango suspensas pela China desde sábado (17), após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A decisão atinge as unidades da BRF S.A., em Dourados; da Bello Alimentos Ltda, em Itaquiraí; e da Seara Alimentos Ltda, em Sidrolândia.

    A suspensão segue o protocolo sanitário firmado entre os dois países e integra uma ação mais ampla da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC). Ao todo, 59 unidades brasileiras foram afetadas. A medida veio logo após o Brasil comunicar oficialmente o foco da doença em Montenegro (RS), no último dia 15.

    Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil cumpriu com os termos estabelecidos. “Comunicamos à China que respeitamos o protocolo acordado, o que significa a suspensão dos embarques desde 15 de maio”, afirmou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua.

    Entre janeiro e abril deste ano, a China importou 192 mil toneladas de carne de frango brasileira, movimentando US$ 455 milhões. Por isso, a suspensão causa grande impacto no setor.

    Enquanto isso, o Ministério da Agricultura informou que todas as ações previstas no Plano de Contingência estão em andamento. No raio de 10 quilômetros ao redor da granja afetada, as equipes aceleram as vistorias em propriedades rurais. Das 30 propriedades no raio de 3 km, 29 já foram inspecionadas até o domingo (18). Já na zona entre 3 e 10 km, 238 das 510 propriedades passaram por fiscalização.

    Na área perifocal, apenas uma suspeita foi identificada, em uma propriedade de subsistência. O caso, segundo o Ministério, está sob controle e não afeta o comércio nem representa risco à segurança dos alimentos inspecionados. As amostras seguem para análise no Laboratório Federal de Campinas, com resultado previsto para esta segunda-feira (19).

    Além disso, a granja que registrou o foco já descartou aves e ovos, iniciou a limpeza e segue em desinfecção. Das sete barreiras sanitárias previstas, cinco já operam normalmente. Outras quatro barreiras de desinfecção também começaram a funcionar, com conclusão marcada para o dia seguinte.

    O Ministério também acompanha um caso em Aguiarnópolis (TO), mas as análises iniciais apontam baixa chance de infecção por vírus de alta patogenicidade. A situação, até o momento, segue sob controle.

    A expectativa do governo brasileiro é de que a China adote o princípio da regionalização, limitando a suspensão apenas ao estado do Rio Grande do Sul. Contudo, até a noite de sexta-feira (17), o país asiático ainda não havia emitido resposta oficial sobre o assunto.

    Além das unidades de Mato Grosso do Sul, foram suspensas plantas do Paraná (21), Santa Catarina (14) e Rio Grande do Sul (8).

    Últimas

    Caiado critica Lula e fala em ‘esgotamento’ do PT

    Governador de Goiás ataca postura 'ultrapassada e populista' do presidente.

    Caiado defende múltiplos candidatos da oposição para diluir ataques de Lula em 2026

    Governador de Goiás acredita que pulverização de nomes dificulta o bombardeio do governo federal.

    STF Mantém Prisão de Ex-Assessor de Bolsonaro por Trama Golpista

    Alexandre de Moraes nega liberdade a Marcelo Costa Câmara, condenado por integrar núcleo golpista.

    Zuckerberg e Mosseri Depõem em Julgamento Sobre Vício em Redes Sociais

    Diretores da Meta e Alphabet enfrentam acusações de criar dependência em crianças.

    Relacionado

    Sejusp define metas para 2026: Segurança e qualidade de vida em MS

    Vigilância na fronteira e combate ao crime são prioridades da Sejusp em Mato Grosso do Sul.

    MS cria Fórum Permanente para Mulheres e fortalece políticas públicas

    Governo de MS lança fórum para articular ações e auxiliar municípios. O foco é fortalecer políticas públicas para mulheres em todo o estado.

    Nova Andradina Economiza 50% com Trabalho Prisional em Parceria com Agepen

    Convênio garante economia e amplia política de trabalho para presos em MS.